quinta-feira, 8 de maio de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

TikTok libera venda de produtos; saiba como lucrar com o app

Ka Iki/Shutterstock

TikTok agora terá ferramenta para comerciantes venderem seus produtos dentro do aplicativo

A TikTok Shop, funcionalidade de compras do TikTok,  foi lançada no Brasil nesta quinta-feira (8). Agora, os usuários brasileiros da plataforma de vídeo poderão lucrar com a venda de produtos de cinco categorias no aplicativo.

Segundo a empresa, a proposta é transformar a experiência de compra dos usuários, por meio da interatividade e do discovery commerce, que é quando o usuário descobre e compra produtos enquanto consome conteúdo.

Como vai funcionar?

Os usuários poderão fazer compras de quatro formas diferentes: por meio do feed de conteúdo orgânico; em transmissões ao vivo de influenciadores ou marcas; em uma vitrine exibida no perfil da marca e em uma aba do TikTok Shop no aplicativo.

A aba do TikTok Shop ainda não foi disponibilizada. Nela, os produtos serão oferecidos de forma personalizada, com base no algoritmo usuário. A previsão é que ela seja lançada em alguns meses.

No feed e nas lives, haverá um ícone de bolsa laranja para indicar que se trata de um conteúdo comercial. A vitrine exibirá todos os produtos disponíveis para aquisição no perfil das marcas.

A compra vai seguir o mesmo protocolo que o de outros sites: o usuário terá que preencher informações de endereço, forma de pagamento e checkout. O pagamento poderá ser feito via com cartão de crédito, de débito, pix e boleto.

Aqueles que quiserem aderir à nova funcionalidade não vão precisar pagar nada para cadastrarem seus negócios. Além disso, eles serão apresentados a duas novas plataformas dentro do app de vídeos: Central do Vendedor e Academia TikTok. As duas tê, dicas, tutoriais e conteúdos para ajudar os lojistas. 

O que vai vender no TikTok Shop?

Marcas de cinco categorias poderão vender desde já: beleza e saúde, moda, casa e decoração, eletrônicos e esportes. Segundo a empresa, a expectativa é que sejam adicionadas novas categorias nos próximos meses. Além disso, haverá uma restrição a produtos direcionados às crianças.

Marcas de todos os tamanhos – globais, nacionais, pequenas, médias, grandes e por criadores de conteúdo – podem usar a nova ferramenta. Algumas das marcas já vinculadas ao Shop são Natura, Boticário, L’Oréal, Stanley, C&A e Riachuelo.

O TikTok recebe uma comissão por cada compra realizada na plataforma. O valor ainda não foi divulgado pela empresa.

Papel dos criadores de conteúdo

No TikTok Shop, criadores de conteúdo poderão vender produtos e ganhar comissão pelas vendas geradas a partir de seus vídeos. Para isso, eles precisam participar de um programa de afiliados, aberto apenas a maiores de 18 anos que tenham pelo menos cinco mil seguidores e estejam ativos (com publicações nos últimos 180 dias).

As parcerias entre marcas e creators podem acontecer de duas formas:

  • Colaboração aberta: todos os criadores qualificados podem solicitar amostras grátis de produtos selecionados pelas marcas, promovê-los e receber comissão pelas vendas. O formato visa democratizar o ecossistema, permitindo que influenciadores menores também sejam remunerados.
  • Colaboração direcionada: a marca convida um grupo específico de influenciadores para divulgar seus produtos, com comissões personalizadas.

Anúncios

São dois formatos de anúncios disponibilizados para o TikTok Shop: GMV Max e o Live GMV Max. No primeiro, a marca ou loja impulsiona o vídeo para que ele apareça no feed dos usuários e, no segundo, ela impulsiona as lives.

Antes, os anúncios clicáveis direcionavam o usuário para o site das marcas anunciantes. A partir de hoje, eles serão direcionados para a compra dentro do TikTok.

tecnologia.ig.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas