No sábado (1), a Live Nation, proprietária da Ticketmaster, confirmou a identificação de “atividade não autorizada” em seu banco de dados armazenado em nuvem de terceiros. Embora a dimensão do ataque hacker não tenha sido divulgada até o momento, é possível que 560 milhões de clientes tenham sido afetados de alguma forma.
- Site imita página de inscrição do Enem para aplicar golpes
- Golpe da Starlink: sites falsos enganam consumidores no Brasil
O ataque hacker à Ticketmaster já foi detalhado pela empresa-mãe junto à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC). Originalmente, o problema foi identificado no dia 20 de maio. Na última segunda-feira (27), dados possivelmente vazados de clientes da Ticketmaster foram anunciados em um fórum na dark web.
“Estamos trabalhando para mitigar os riscos para nossos usuários e para a Empresa, e notificamos e cooperamos com as autoridades”, informou a Live Nation, que é responsável por uma das maiores plataformas de venda de ingressos online do mundo, para a SEC.
– CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito. –
Venda de dados da Ticketmaster
Muito possivelmente, o ataque hacker foi provocado pelo grupo ShinyHunters, que assumiu a autoria. Segundo os responsáveis, eles obtiveram nomes, endereços, números de telefone e detalhes parciais de cartão de crédito de usuários.
Para evitar a venda dos dados obtidos ilegalmente, o grupo exige o pagamento de um resgate estimado em US$ 500 milhões (R$ 2,62 bilhões). Até 560 milhões de clientes podem ter sido afetados.
Ataque hacker afeta brasileiros?
Diante dos relatos do ataque hacker, o Procon de São Paulo (Procon-SP) notificou a Ticketmaster, na última sexta-feira (31). A ideia do órgão de defesa do consumidor é entender se o vazamento de dados também afeta clientes brasileiros, algo que ainda não está claro.
No Brasil, a Ticketmaster é responsável pela comercialização de ingressos de grandes eventos, como o festival Rock in Rio e da série de shows do cantor Bruno Mars.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Homem de Ferro ganha armadura que é uma carta de amor ao sci-fi retrô
- BYD traz 5.500 carros para o Brasil em navio gigante para driblar imposto
- Airbnb | Apartamento é entregue cheio de lixo e vídeo viraliza no TikTok
- Pesquisa sugere que estado de flow protege o cérebro e o coração
- Neuralink busca voluntários para implante cerebral em três países
- Tag de pedágio | Qual é a melhor para usar no carro?