Threads começa a testar integração com Mastodon
O CEO da Meta
, Mark Zuckerberg
, anunciou através de uma publicação em rede social o início de um teste de integração do Threads com o Mastodon
e outros serviços que utilizam o protocolo ActivityPub. A novidade permite que os posts dos usuários sejam compartilhados em plataformas do chamado fediverso, que se caracteriza pelo universo federado de redes descentralizadas.
Desde o lançamento do Threads em julho, a companhia já sinalizava para a possibilidade de se conectar com as redes do fediverso
e permitir a interoperabilidade entre os serviços. Na ocasião, as plataformas Mastodon, PixelFed, Funkwhale, PeerTube, Pleroma e Misskey foram relacionadas como futuras opções de conexão.
Threads no fediverso
De acordo com o post de Zuckerberg, “tornar o Threads interoperável dará às pessoas mais opções de interação e vai permitir que os conteúdos alcancem mais pessoas.”
–
Siga no Instagram
: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–
Publicado por @zuck
Ver no Threads
No sistema descentralizado, as redes sociais podem se comunicar entre si, mesmo com interfaces diferentes, sem a necessidade de ter um servidor central — ou seja, sem que uma grande empresa ou corporação controle o sistema de forma unilateral.
Essa federação se torna possível com o protocolo ActivityPub
, no qual os usuários têm mais controle sobre seus dados e conteúdos e podem administrar um perfil unificado entre as plataformas.
Muitas pessoas desconfiaram que a Meta, sendo a dona da maior rede social centralizada — o Facebook
— não iria seguir com os planos de abrir o Threads para o fediverso, mas a companhia dá sinais de avanços nessa proposta.
Em agosto, a plataforma de microblog tornou possível verificar a conta pelo Mastodon
, o que representou o primeiro passo para a integração entre os serviços. Agora, Zuckerberg confirma o início dos testes para o compartilhamento de posts.
No momento, o teste parece permitir um número limitado de ações — com o envio de posts do Threads para o Mastodon, mas não no caminho inverso. Além disso, ainda não é possível mover a conta de perfil entre os serviços federados. De qualquer forma, a novidade reforça o compromisso da Meta em participar do fediverso e construir uma rede social aberta e descentralizada.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: