Qualquer fã do diretor George Romero, o “avô dos zumbis”, já deve ter notado as explícitas influências de seus filmes nos quadrinhos e na série de The Walking Dead
. E, embora Romero tenha sido mesmo a principal inspiração do criador da franquia, Robert Kirkman recomenda longas obscuros do passado que compartilham elementos e comum mas trazem coisas peculiares em seus enredos.
E, agora, o autor lista três obras obscuras sobre desmortos que muita gente sequer ouviu falar, e que, para ele, todo entusiasta do gênero deveria conferir. E o rol conta com títulos realmente surpreendentes e esquecidos nas prateleiras de locadoras entre 1979 e 2003.
A recomendação veio em resposta a uma carta de um fã publicada em The Walking Dead Deluxe #79
, publicação da reimpressão de luxo de toda sua saga em quadrinhos com vários extras e revisão dos diálogos, além de cores no lugar dos painéis interiores originais em preto-e-branco
.
–
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram
e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
–
Quais são os filmes?
O fã pergunta a Kirkman quais filmes de zumbis ele listaria como obrigatórios para fãs novos e antigos. Os três longas recomendados são Zumbi 2 – A Volta dos Mortos
(1979), de Lucio Fulci; Stacy: Attack of the Schoolgirl Zombies
(2003), de Naoyuki Tomomatsu; e Canibais
(2003), de Michael e Peter Spierig.
Nos três filmes é possível encontrar elementos vistos ao longo de The Walking Dead
, tanto nos quadrinhos quanto na série de TV. Além da clara ambientação de um mundo vivendo o apocalipse zumbi, todos mostram grupos de sobrevivência e a competição entre eles por recursos escassos.
Além disso, os três possuem santuários, buscas por uma cura e o método de tiro na cabeça para matar um zumbi instantaneamente. No entanto, cada filme diverge significativamente da mitologia zumbi tradicional, e, provavelmente, foram esses elementos que se destacaram para Kirkman escolhê-los como “imperdíveis” — e, claro, o fato de eles não terem sido populares e serem esquecidos pelos fãs.
Por exemplo, o próprio Kirkman trata o longa de Fulci com “tom semelhante a The Walking Dead
“, mas com dois elementos excepcionais: a ligação do surto com o vodu e o exagero de sangue, uma das marcas do diretor italiano conhecido como expoente do cinema
gore
.
Em relação a Stacy
, seu ponto de vista único está no fato de a praga zumbi afetar apenas adolescentes, que só podem ser abatidos por uma organização sancionada pelo governo ou por seus parentes — curiosamente, os próprios membros do grupo estatal são também desmortos, que concordam em matar outros infectados em troca de serem mortos por seu ídolo musical favorito.
Já Canibais
inverte o roteiro dos zumbis tradicionais, com uma história em que a humanidade recebe assistência em sua guerra contra os desmortos, que, na verdade, são alienígenas benevolentes do espaço sideral.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: