Tesla quer usar pneus sem ar da Michelin em seus carros
A Michelin não confirma oficialmente, mas nesta semana os sites internacionais estão dando como certo o acordo de parceria entre a marca de pneus e a Tesla
, para que os carros da montadora de Elon Musk
saiam de fábrica equipados com pneus “Airless”, que não tem ar dentro deles.
O projeto inicial foi desenvolvido pela Michelin com outra montadora, a GM
, e teve início em 2017. Na ocasião, o Projeto Uptis, sigla em inglês para Sistema Único de Pneu à Prova de Furo, apresentou um conceito inovador que, como o nome diz, permitiria que os compostos rodassem sem ar e não corressem o risco de furar.
A aliança entre Michelin e Tesla serviria para que os pneus sem ar finalmente fossem colocados no mercado de forma maciça, algo que, até o momento, ainda não aconteceu na parceria entre a fabricante de pneus e a GM.
–
CT no Flipboard
: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
–
Como são os pneus sem ar?
A tecnologia
Airless desenvolvida pela Michelin utiliza borracha regular e fibra de vidro, além de outros compostos voltados para a sustentabilidade. A ideia é “imitar” o que é feito nos veículos lunares, ou seja, dispensar o ar pressurizado e adotar o uso de pequenos raios feitos de plástico reforçado com vidro, que servem de apoio à banda de rodagem.
Segundo a Michelin, os pneus sem ar e que não furam já foram testados com sucesso no Chevrolet Bolt
e provaram estar prontos para chegar em breve ao mercado. Ao que tudo indica, porém, eles não estarão mais apenas nos carros da GM, mas também nos cobiçados e modernos modelos da Tesla.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: