domingo, 5 de janeiro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Tecnologias Generativas ou Regenerativas?

Internet

Para onde Caminhamos

Para Onde Caminhamos?

Em tempos de investimentos trilionários em Inteligências Artificiais Generativas (R$ 7,8 trilhões previstos até 2032), a pergunta que cabe é: Estamos utilizando a Inteligência Natural e a Artificial em prol da Vida? Uma Inteligência não anula a outra e pelo contrário, a segunda deriva da primeira, portanto, deveriam evoluir juntas em prol da regeneração de nossa existência na esfera planetária! No que se refere a Inteligência em si, parece estarmos regredindo em nossa capacidade cognitiva. Alguns neurocientistas como Michel Desmurget, autor do Livro: “Cretinos Digitais”, afirmam que pela primeira vez, jovens da geração atual apresentam um Quociente de Inteligência (QI), menor que a geração anterior. Sua base para tal afirmativa, advém de testes e estudos desenvolvidos na Noruega, Dinamarca, Finlândia, Holanda, França, etc. Em grande parte, Desmurget responsabiliza o excesso de telas, o aprisionamento da atenção, a falta de empatia e convivência social, o imediatismo, a apatia provocada pela toxidade tecnológica, comuns nessa Era onde nasceram os “Nativos Digitais”. Seria mais óbvio considerar que nossos avanços tecnológicos nos restituíssem um Viver mais saudável e mais inteligente na relação com os recursos naturais. Contudo, a narrativa colonizadora potencializa seus resultados, orquestrando a permanente fragmentação, separatividade, competição, nos adestrando para produzir e consumir cada vez mais.

Biomassa Planetária
Internet

Biomassa Planetária

O Peso do Consumo no Planeta

Uma publicação recente na Revista Nature, chama a atenção para o estudo desenvolvido sobre o efeito humano no aumento da biomassa do planeta. O Pesquisador Ron Milo do Instituto Weimann em Rehovot de Israel e sua equipe, analisaram a massa humana desde 1900 até os dias atuais. Eles concluíram que houve um salto na Biomassa derivada de objetos, edificações, tijolos, asfaltos etc da ordem de 3% no início do século, para 1,1 Teratones, ou seja, nossa intervenção humana já superou o peso da biomassa natural do planeta Terra. Destacam-se aí por exemplo, a produção desenfreada de plásticos que além dos danos ecológicos já conhecidos, acumulam uma massa maior que o peso de todos os animais terrestres e marinhos somados.
“A face da Terra no século XXI é afetada de forma sem precedentes pelas atividades da humanidade e pela produção e acúmulo de objetos feitos pelo homem. Os impactos dessas atividades têm sido tão abruptos e consideráveis que foi proposto que a época geológica atual seja renomeada para Antropoceno. Nosso estudo confirma rigorosamente e quantitativamente essa proposta.”, declararam os pesquisadores ao “The Guardian”.

Exploração, Fome e Desperdício Insanos

Numa análise pragmática, você colabora mais ou extrai mais dos recursos naturais do Planeta? Qual é a sua relação com a água (ao lavar roupa, limpar a casa, na sua higiene pessoal)? Uma de minhas incompreensões, refere-se ao desperdício. Nosso país joga fora, cerca de 20% de todos os grãos, apenas entre a colheita e a distribuição. Isso significa algo em torno de 37 milhões de toneladas de grãos, volume suficiente para alimentar 11, 2 milhões de pessoas por ano. Naquilo que cabe a cada um de nós, os números também são alarmantes. As famílias brasileiras, jogam no lixo, literalmente, cerca de 27 milhões de toneladas de alimentos por ano. Isso representa uma média de 41 Kg de comida desperdiçada por brasileiro, anualmente. Apenas para lembrar que dados do mapa da fome apontam uma significativa melhoria nos índices, devido as medidas sociais do Governo, porém, três milhões de pessoas padecem diariamente de fome e cerca de 6 milhões, possuem algum grau de subnutrição no país.

Na Construção Civil, ainda baseada em métodos precários, seguimos lançando ao lixo, um prédio a cada três construídos. Isso significa, inclusive degradação ambiental e esgotamento de recursos naturais. O paradoxo maior é que a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), estima que o atual  déficit habitacional é de 7,79 milhões de moradias. A previsão é que esse déficit atinja 30 milhões, até o ano de 2030;

Cartel Phoebus
Internet

Cartel Phoebus

“Obsolescência Programada” uma antiga Manipulação

Em 15/01/1925, um Cartel mundial da indústria de lâmpadas, chamado “Phoebus” decidiu reduzir o tempo de vida útil das lâmpadas que fabricavam de 2500h para apenas 1000 horas de funcionamento, deliberadamente. A estratégia batizada de “Obsolescência Programada”, fez escola ao longo dos séculos e influenciou fabricantes dos mais diversos segmentos de produtos de consumo. A consequência insustentável é o volume de descarte acumulado na natureza. A Obsolescência tecnológica, por exemplo, provoca um descarte de 13 milhões de celulares por dia. O absurdo é que algumas das marcas líderes, possuem uma política de não reparo, com desabastecimento proposital de peças para consertos de seus eletrônicos. Não se consegue abrir os Smart Phones, os Tablets e os Laptops, tão pouco os fones de ouvido para serem restaurados. As baterias se deterioram em 18 meses exigindo a aquisição de um novo item. Por encabeçarem a liderança, essas marcas acabam por determinar o rumo dos concorrentes, ampliando assim, consideravelmente o volume de descarte de lixo eletrônico no meio ambiente.

Documentário
Netflix

Documentário

 Segundo o Documentário “A Conspiração Consumista” , a humanidade produz 400 milhões de toneladas de lixo por ano. O Doc veiculado pela Netflix, aprofunda algumas estatísticas impressionantes:

*São fabricados 68.736 celulares por hora no mundo;

*50 milhões toneladas de lixo eletrônico são gerados a cada ano;

* A indústria da moda está longe de ser apenas o Glamour de suas sofisticadas campanhas de marketing e posicionamento global de marcas. Ela bombardeia as mentes, cria desejos de consumo, reduz cada vez mais a sazonalidade das coleções e essa caducidade acelerada, representa um número alarmante! Produz-se no mundo, cerca de 100 Bilhões de peças de roupas por ano para uma população mundial, de 8 Bilhões de habitantes. Qual é a lógica disso? Alguns dados mundiais:

*2,5 milhões de pares de sapatos são produzidos a cada hora;

*190.000 peças de roupa são fabricadas por minuto;

* Gana, país africano, tornou-se o destino do lixo mundial de roupas. Sua população de 30 milhões de pessoas, precisa lidar com o lixo dos chamados “países desenvolvidos”, numa proporção colossal de 15 milhões de peças que chegam em seus Portos toda semana. Algumas consequências para Gana e para todos os países como o Chile (lixão do Deserto do Atacama), que recebem esse tipo de descarte:

A maior parte dessas roupas é feita de Poliéster, derivado do petróleo . O micro- plástico sai na lavagem, entra no sistema de água, contamina os alimentos. A água e o ar são infectados. As substâncias químicas vazam para o meio ambiente e geram variados tipos de doenças, inclusive neurológicas. Ou seja, não é um mero lixão da vergonha, mas um crime humanitário e ecológico que contamina o Solo, o ar e água da população. A propósito, 12 toneladas de plástico são gerados a cada segundo no planeta.

Vida Insana
Internet

Vida Insana

A Corrida dos Ratos

Obsessão produtiva, consumo desenfreado, lutar com as contas à pagar, voltar a consumir para se diferenciar e merecer validações externas, ter que trabalhar mais para continuar pagando boletos e tudo isso sem qualquer lucidez de que o preço das coisas não se compara com o valor da Vida, com a compaixão, a fraternidade, a solidariedade, as trocas humanas desvinculadas do ter, do acumular, do consumir.

Para Quem Você Trabalhaw
Internet

Para Quem Você Trabalhaw

Para quem você trabalha?

O bombardeio de estímulos é muito orquestrado e possui métodos profundamente invasivos. Boa parte deles baseia-se em estímulos, recompensas, ilusões de vantagens, que levam ao ímpeto do consumo. Quem nunca? Apenas o consumo, estimulado pela publicidade “on line”, gerou para as Big Techs R$1trilhão e meio de reais em 2024. Quanto desse gasto saiu do seu bolso? Na verdade, do seu tempo de Vida? Sim, tempo dedicado a se locomover para ir e vir do trabalho, tempo dedicado durante às suas atividades laborais e do tempo aprisionado por telas! Para quem Você Trabalha? Da sua “luta diária”, quem se beneficia e enriquece? Vou arriscar: Bancos, Operadores de Cartão de Crédito, Operadoras de Telefonia, Stream/Tv por assinatura e Internet, Empresas de Delivery, Restaurantes, fabricantes de roupas e eletrônicos, governo etc. Pense nisso!

Reinicialização Humana
Internet

Reinicialização Humana

Great Reset – A Grande Reinicialização Humana – 

A noção “civilizatória” baseada no ter, no acúmulo, na separatividade, na fragmentação da vida, nos desvincula uns dos outros, causa uma ilusão de distanciamento entre nós e o meio-ambiente, nos gera uma perigosa apatia com os demais seres da Flora e da Fauna e por consequência um desequilíbrio sem precedentes na história humana.

Num futuro próximo, impactados pela utilização global de robôs e da inteligência artificial, na maior parte dos segmentos profissionais, seja na racionalidade construtiva, na automação do campo e das fábricas, de onde virá a renda do consumo humano? Segundo o Fórum Econômico Mundial, será necessário instituir a propagada “Renda Mínima Universal”, cujos valores deverão variar de acordo com a realidade de cada país. Em tese, essa renda precisará suprir as necessidades básicas de alimentos, saúde, educação e moradia para cada cidadão do planeta. As fontes de financiamento mais prováveis serão das taxas ambientais que as empresas e os fundos de investimentos do mundo todo, precisarão pagar para o sustento dessa conta incalculável. Esta é uma medida, ainda muito mal explicada e muito questionada, mas é uma peça-chave na estratégia central dos países desenvolvidos, intitulada: “Great Reset” ou “A Grande Reinicialização” da humanidade. Esse tema polêmico será alvo de outros artigos nessa Coluna.

Ressignificar a Vida
Internet

Ressignificar a Vida

O Caminho é a Regeneração Planetária

Por enquanto, uma certeza eu tenho, a regeneração planetária deverá ser o caminho mais oportuno na geração dos novos empregos. Se concentrarmos na urgente necessidade de reduzir em 1,5 graus o aquecimento global (equivalente ao período pré-industrial), reflorestarmos o planeta, recuperarmos nascentes, rios e oceanos, apostarmos na Bioeconomia (US$ 30 trilhões até 2050), reduzirmos a produção de bens de consumo e concentrarmos na economia circular (cerca de US$ 5 trilhões nos próximos 10 anos), na economia colaborativa, na economia do compartilhamento com justiça social, teremos uma grande chance de prolongar nossa presença nessa esfera azul do Cosmos.

Datamos apenas 300 milhões de anos dos cerca de 13 bilhões de anos de existência terrena. Conforme afirma a ativista indiana, Vandana Shiva: “As espécies que mais exploraram do que contribuíram com a existência desse Planeta, sucumbiram. Ela também questiona: A solução é fugir para Marte? Fazendo menção direta aos Bilionários Elon Musk da Tesla, da Space X etc e Jeff Bezzos da Blue Origin e da Amazon . Vamos exaurir o nosso habitat e depois fugir para estragar outros Planetas? 

Repito a pergunta: Você contribui mais ou extrai mais desse Planeta? Qual é o seu balanço ambiental? No que se refere as relações com outros seres humanos, qual será o seu legado? Que impactos o seu existir nessa curta passagem ainda que centenária venha a ser, provoca nos animais e na flora?

Apenas a expansão de consciência será capaz de nos redimir! Pense nisso!

Assista a entrevista desse colunista sobre o Tema: https://www.youtube.com/watch?v=XS_i8Rc0wa4&list=PLD52F4E5ED4230B07

Namastech

Linkedin: Gilberto Lima Junior

Redes Sociais: @gilbertonamastech

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas