sábado, 17 de maio de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Sul do Brasil vê primeira neve do ano e frio deve continuar

Nathan Vieira

Sul do Brasil vê primeira neve do ano e frio deve continuar

Na última terça-feira (28), o Brasil registrou a primeira ocorrência de neve do ano. O fenômeno capturado por moradores da cidade de São Joaquim (SC) e de Gramado (RS) e compartilhado nas redes sociais teve rápida duração, e veio para concretizar o alerta que o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) fez sobre a possibilidade de neve no sul do país.

De acordo com o Metsul Meteorologia, há uma massa de ar frio de origem polar que avança pelo Centro-Oeste e o Sudeste, impulsionada pelo ciclone na costa.

Mesmo com a massa de ar polar enfraquecendo nesta segunda metade da semana, a previsão do tempo indica temperaturas mínimas mais baixas e até mesmo o risco de geada.


Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram
e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

No vídeo compartilhado por um morador de São Joaquim, no Planalto Sul Catarinense, podemos ver uma neve tímida. “Foi uma precipitação fraca e rápida com temperatura nos altos da localidade serrana de 0ºC no horário”, diz o Metsul, ao reproduzir o vídeo:

“A tendência é que os dias continuem gelados no Sul e Sudeste do país”, aponta a organização. O ciclone na costa impulsiona ar mais seco, o que traz tempo mais aberto à noite com resfriamento maior. Justamente por conta disso, a condição fica mais propícia para geadas.

O ciclone atua a Leste do Rio Grande do Sul
traz instabilidade para partes do território gaúcho com chuva e garoa.

Nesta quarta (29), o vento no Rio Grande do Sul deve soprar predominantemente fraco a moderado, mas com rajadas na costa de 50 km/h a 60 km/h. O vento aumenta com rajadas ainda no Sul e no Leste catarinense.

A previsão do Metsul diz que “a ressaca do mar em andamento no litoral gaúcho e que tende a crescer entre a noite de hoje e a madrugada desta quarta-feira”.

Além disso, “o sistema sobre o oceano vai se intensificar e se tornar maior em dimensão com um enorme campo de vento forte sobre o oceano”.

Previsão para os próximos dias

O ar frio também alcançou o Oeste do estado de São Paulo, de modo que a previsão envolve mínimas em torno de 9ºC e 10ºC nesta quarta, em São Paulo. Para os próximos dias, a estimetiva é de 11ºC a 12ºC.

Enquanto isso, em Porto Alegre, as menores mínimas também ocorrem nas madrugadas de quinta e sexta com 8ºC ou 9ºC nos dois dias, mas bairros periféricos e em pontos da Grande Porto Alegre enfrentam ainda mais frio: 6ºC a 7ºC.

No Centro-Oeste e no Mato Grosso do Sul, o frio também marcou presença, com máximas baixas em algumas regiões.

Inverno no Brasil

No entanto, de um modo geral, por conta do fim do El Niño, o inverno vai ser mais quente que o normal
. O Climatempo
indica que a estação deve ter dias com 2 a 3 graus acima da média.

Prevê-se que a parte central do país deve passar por um mês de junho quente, com direito a um ar seco até pelo menos metade do mês.

De qualquer forma, no momento o país se vê diante do frio. Essa foi a primeira ocorrência de neve de 2024, e ainda não se sabe ao certo se haverá mais. A neve no Brasil é rara
, e quando acontece, é apenas em poucas regiões.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:



Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas