O Stremio voltou a ser pauta após ter seu aplicativo lançado para alguns modelos de smart TVs da LG
. No ano passado, algumas smart TVs da Samsung
também já havia recebido o famoso app de filmes e séries, colocando uma pulga atrás da orelha de muita gente que passou a se questionar: mas, afinal, o Stremio não é ilegal?
Embora tenha se popularizado por permitir acesso a conteúdo pirata, o Stremio é oficialmente um hub de mídia em que você descobre e encontra conteúdos que deseja assistir. Na prática, isso significa que ele é uma plataforma que centraliza filmes, séries, canais e até podcasts de diversos streamings, de maneira que você descubra com mais facilidade onde um título está disponível.
Como funciona o Stremio
Ao baixar o app e fazer uma conta no aplicativo, o usuário tem acesso a uma biblioteca com diversos filmes e séries, que incluem também títulos já em domínio público que podem ser assistidos legalmente no próprio serviço.
–
Feedly: assine nosso feed RSS
e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
–
Ao navegar por sua interface, ele consegue ver shows e longa-metragem que estão em alta, descobrir programas por gênero ou diretor e criar até a sua própria lista com os conteúdos que deseja ver. Caso se interesse por um deles, o usuário pode ver então em qual local ele está disponível e, ao escolhê-lo, ser redirecionado para o aplicativo do streaming
ou da plataforma digital em questão.
Nas TVs, portanto, o aplicativo chega com essa promessa de facilitar a vida do telespectador, já que, ao invés de abrir dezenas de plataformas, o usuário abre apenas o Stremio e é redirecionado para a Netflix
, Disney
+, Prime Video ou outro serviço, de acordo com o que for assistir.
Caso a pessoa, no entanto, não tenha uma conta naquele serviço, ela não consegue dar play na produção. E é aí que entra o assunto pirataria…
As extensões piratas
O Stremio se tornou bastante controverso por dar uma brecha enorme para a pirataria, prática que é considerada crime pela legislação brasileira e pode ocasionar pena de até quatro anos de prisão e pagamento de multa.
Embora a plataforma e todas as funcionalidades citadas assim sejam legais, o serviço permite que o usuário instale algumas extensões (os chamados add-ons), que adicionam novas funcionalidades à sua interface. Há diversas modificações que esses plug-ins podem fazer, mas a principal delas é a de que o Stremio consiga transmitir conteúdo protegido por direitos autorais por meio de arquivos torrent e links magnéticos.
Com essas extensões, o Stremio encontra o conteúdo a partir de fontes externas, indo muito além dos serviços de streaming e lojas digitais. Na prática, isso quer dizer que com a extensão instalada, o usuário consegue assistir aos filmes e séries que deseja no próprio serviço, de maneira gratuita, mas ilegal, sem precisar baixar nada no computador.
Isso, é claro, leva a muitos debates, já que apesar de operar em conformidade com a lei, o aplicativo não apenas fecha os olhos, mas também facilita a violação de direito autoral.
A própria existência de um player integrado ao serviço também é bastante questionável, já que, embora possa se justificar pelos seus conteúdos de domínio público, parece não fazer sentido com a finalidade do serviço. Afinal, se o objetivo do Stremio é apenas centralizar conteúdos e redirecionar os telespectadores, por que então ele precisa ser capaz de reproduzir filmes e séries em sua própria plataforma?
Embora o assunto vá longe, é preciso ter em mente que o aplicativo do Stremio, por si só, é seguro e não conta com nenhuma restrição, podendo ser instalado de maneira legal e sem dor de cabeça nos seus aparelhos. Por isso mesmo, empresas como Samsung
e LG
passaram a ofertá-lo em suas lojas de aplicativos.
Em quais dispositivos é possível usar o Stremio?
Além de aplicativo para as smart TVs da LG com sistema WebOS, lançadas a partir de 2020, o Stremio também roda nas smart TVs da Samsung lançadas a partir de 2019 e nos sistemas operacionais Windows
, Mac e Linux.
Além disso, ele também conta com aplicativos dedicados para Android Mobile e Android TV
e pode ser acessado vida Stremio Web (de maneira mais limitada) em aparelhos iOS e iPadOS.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: