A Steam
liberou nesta segunda-feira (18) um novo sistema para compartilhamento de contas em família. O recurso batizado de Família Steam permite que até seis pessoas tenham acesso aos jogos nas contas umas das outras e vem para simplificar e substituir outras funcionalidades já existentes, como o Family Share e o Family View.
O novo recurso adiciona uma nova opção no tradicional menu da Steam
, com a biblioteca familiar ficando disponível a todos os usuários cadastrados. Os títulos serão tratados como licenças individuais — mais de uma pessoa poderá acessar a lista de games ao mesmo tempo, mas não será possível rodar o mesmo jogo em dois computadores a partir de uma única conta.
Vamos tomar o game multiplayer
Helldivers 2
como exemplo. Caso um dos membros da família tenha comprado o título, todos terão acesso a ele, um usuário por vez. Para que dois possam jogar juntos, é preciso que outra pessoa realize a compra — isso também fará com que duas licenças do game fiquem disponíveis a todos, uma vez que não estiverem sendo usadas.
–
Baixe nosso aplicativo para iOS
e Android
e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
–
Imagine todo o sistema como uma estante de jogos em uma casa. Todos os que moram nela têm acesso aos games disponíveis, mas caso um deles pegue um título da prateleira para jogar, os outros não poderão fazer o mesmo. Isso muda, claro, se duas ou mais cópias estiverem disponíveis, possibilitando que o mesmo game seja experimentado por mais de um integrante ao mesmo tempo.
A ideia da Valve
, dona da loja online de jogos, é unificar todo o processo de compartilhamento, além de dar novas opções de controle de conteúdo para os pais
. Ao adicionar um novo membro à família na Steam, é possível o categorizar como adulto ou criança, de forma que os critérios de classificação indicativa sejam aplicados para restringir o acesso a um game impróprio.
Hello! We are excited to announce the launch of Steam Families, now accessible in the Steam Beta Client. This feature introduces significant updates and improvements to family sharing, parental controls, and child purchase requests.
See all the details at the announcement blog… pic.twitter.com/qL8iUtJKOr
— Steam (@Steam) March 18, 2024
Também dá para escolher manualmente quais títulos serão compartilhados com a família e, ainda no caso dos pequenos, limitar o tempo de acesso aos jogos ou à biblioteca completa. Da mesma forma, os membros podem indicar jogos que desejam ao restante do grupo, que pode aprovar ou não a compra a partir de suas próprias contas, simplificando o processo de dar um título como presente
, por exemplo.
A Valve alerta, ainda, que o compartilhamento de contas também unifica banimentos e suspensões de perfis suspeitos ou que cometam atividades proibidas pelos termos de uso. Caso um usuário seja bloqueado na plataforma, todos os outros membros do grupo perderão acesso aos títulos dele — seus perfis em si, porém, não são afetados.
Como acessar o compartilhamento familiar da Steam?
O novo recurso de compartilhamento de bibliotecas em família está disponível em caráter de testes, na versão Beta do cliente da Steam
. O recurso pode ser acessado nas configurações do software
, a partir de uma opção dedicada no menu Interface.
Após a reinicialização do app, o compartilhamento de contas em família aparece, novamente, no menu de configurações. Basta clicar na opção “Família e compart.” e seguir as orientações da tela para criar um grupo ou entrar em um já existente.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: