Starship tem tido problemas no pouso
A SpaceX anunciou nesta quarta-feira (13) um redesenho do foguete Starship, no projeto com destino para missões a Marte, após uma série de tentativas fracassadas de voo e pouso.
A empresa de Elon Musk busca solucionar os problemas para reduzir os riscos em viagens futuras realizadas pela aeronave. A divulgação foi feita no perfil oficial da empresa nas redes sociais.
The first grid fin for the next generation Super Heavy booster. The redesigned grid fins are 50% larger and higher strength, moving from four fins to three for vehicle control while enabling the booster to descend at higher angles of attack. pic.twitter.com/Nc6bavBHD8
— SpaceX (@SpaceX) August 13, 2025
Principal mudança
A alteração divulgada está na remoção de uma das asas de pouso, chamadas de “fins”, que são usadas para guiar o booster Super Heavy de volta à Terra. No lugar, o foguete contará com três aletas de grade (“grid fins”) 50% maiores e mais resistentes do que as anteriores.
Na última tentativa de lançamento, em maio deste ano, o propulsor não conseguiu retornar à base e acabou caindo no Golfo do México, enquanto a nave principal chegou a sobrevoar o Oceano Índico, antes de explodir.
De acordo com a empresa, o novo design vai permitir que o foguete desça em ângulos mais inclinados e possa ser capturado diretamente pela torre de lançamento, graças a um novo ponto de encaixe e à mudança das aletas para uma posição mais baixa na aeronave. Musk comentou a mudança em sua rede social X, afirmando que “a melhor parte é não ter parte”.
Próximos testes
O próximo voo de teste, já com a mudança, pode acontecer neste sábado (16), segundo avisos de segurança marítima emitidos pela Guarda Costeira dos EUA. Batizado de Flight 10 , o teste conta com janela de lançamento entre 6h30 e 20h30 (horário local) a partir da base da empresa no sul do Texas.
Os alertas mencionam risco de queda de destroços e de componentes do foguete durante a operação, apurou o jornal The Independent . O teste é considerado crucial para os planos da empresa, que já declarou querer enviar a Starship para Marte até o fim de 2026.
Em março, Musk afirmou que a nave poderia partir para seu destino ainda em 2025, transportando o robô humanoide Optimus, da Tesla. Segundo o bilionário, caso os pousos sejam bem-sucedidos, as primeiras missões tripuladas poderiam ocorrer entre 2029 e 2031.