O foguete
Starship, da SpaceX
, acaba de passar por um teste de abastecimento. Na segunda-feira (4), os protótipos do propulsor Super Heavy e do Starship, a espaçonave propriamente dita, receberam metano e oxigênio líquidos, como parte da preparação para o próximo teste de voo.
O abastecimento de propelente faz parte de uma espécie de ensaio para o lançamento, e por isso, houve também a contagem regressiva quase completa. “O Voo 3 do Starship está se preparando para acontecer”, escreveu Elon Musk
, CEO da SpaceX, em uma publicação no X/ Twitter
.
Confira as fotos do procedimento:
–
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram
e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
–
Starship Flight 3 preparing for launch https://t.co/nBNIIKuzGI
— Elon Musk (@elonmusk) March 4, 2024
Juntos, o Starship e o Super Heavy chegam a 120 m de altura, formando o foguete mais alto do mundo — para comparação, o foguete Saturn V, usado nas missões do programa Apollo
, media 110 m de altura.
O Starship é a aposta da NASA
para levar astronautas à superfície da Lua em 2026, através de uma versão modificada. Mas, antes disso, a SpaceX precisa lançar com sucesso seu foguete pelo menos uma vez em um teste de voo quase orbital.
Até o momento, foram feitos testes de voo com o Starship em abril e novembro de 2023. No primeiro deles
, o veículo sofreu uma detonação controlada cerca de quatro minutos após deixar a plataforma. Já no segundo, seus estágios explodiram após se separarem.
Musk sugeriu em entrevista que o terceiro teste poderia acontecer no início de março, mas, para realizá-lo, a SpaceX precisa de uma licença concedida pela Administração Federal de Aviação (FAA). Por enquanto, a agência ainda está investigando o desfecho do segundo teste de voo, de modo que não é possível saber exatamente quando o próximo voo do Starship vai acontecer.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: