sábado, 20 de julho de 2024
Campo Grande
20°C

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Sonda Parker completa 95% do percurso até o Sol e passa bem, diz NASA

Fidel Forato

Sonda Parker completa 95% do percurso até o Sol e passa bem, diz NASA

A sonda espacial Parker Solar Probe
, da NASA
, chegou a 7,26 milhões de quilômetros de distância da superfície solar, no último sábado (29). Embora a distância ainda pareça imensa, a nave não tripulada percorreu mais do que 95% do percurso entre a estrela central do Sistema Solar e o planeta Terra. Durante o percurso arriscado, ela não sofreu nenhum dano, como informa a agência espacial norte-americana.

Para entender o quão perto a sonda da NASA chegou, a distância entre o Sol e o planeta Mercúrio (o mais próximo dos planetas) é de 57,9 milhões de quilômetros. Com o atual nível de tecnologia
, nenhum organismo vivo conhecido poderia se aproximar tanto. No entanto, esta sonda está repetindo o feito pela segunda vez
e passa bem.

Durante a 20ª passagem da sonda próxima ao Sol, a nave atingiu uma velocidade de 635 mil quilômetros por hora, sendo esta a velocidade mais rápida já alcançada pela Parker Solar. Isso faz da sonda da NASA um dos objetos mais rápidos do mundo.


CT no Flipboard
: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

Sonda Parker, da NASA

Lançada em 2018, o objetivo da sonda da NASA é orbitar o Sol, chegando próximo à coroa solar (ou corona solar), que é a camada mais externa da atmosfera
da estrela.

Assim, é possível capturar dados para entender melhor como ocorrem alguns fenômenos pouco compreendidos, como o vento solar
. Basicamente, é a emissão contínua de partículas carregadas provenientes da coroa solar, incluindo elétrons, prótons e neutrinos.

A questão é que o vento solar impacta diretamente o clima espacial
e, consequentemente, é capaz de alterar o campo magnético ao redor da Terra, mudando as correntes elétricas. Em alguns casos, isso está relacionado com sobrecargas dos fios de transmissão elétrica e até blackouts.

Sonda Parker Solar completa mais uma missão, aproximando-se do Sol em uma velocidade recorde (Imagem: NASA GSFC/CIL/Brian Monroe)

Próximas viagens rumo ao Sol

Até o final do ano, a sonda Parker Solar deve completar mais duas missões para áreas bem próximas do Sol, nos dias 30 de setembro e 24 de dezembro. Nesta viagem de dezembro, a nave da NASA deve chegar a uma distância ainda menor, voando a 692 mil quilômetros por hora. Antes da aposentadoria completa, mais duas outras viagens serão realizadas em 2025.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:



Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas