Antes mesmo de iniciar as vendas de seu primeiro anel inteligente Galaxy Ring, a Samsung
já processou a Oura, sua futura rival. O objetivo da marca coreana é garantir que não terá problemas assim que o vestível for lançado, o que deve ocorrer daqui a algumas semanas.
A companhia procura obter uma decisão da Corte do Distrito Norte da Califórnia apontando que seu novo anel
não desrespeita cinco patentes da Oura, que seriam “comuns a virtualmente todos os anéis inteligentes”.
A Samsung procura se proteger da Oura, pois sabe que a concorrente tem um histórico envolvendo processos contra rivais. Entre as marcas que já sofreram ações da Oura estão a Ultrahuman, a Circular e a RingConn, inclusive com casos em que os processos foram feitos antes mesmo de os produtos das concorrentes serem lançados.
–
Podcast Porta 101
: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–
Por isso, a Samsung incluiu em sua ação que a competidora tem “uma estratégia declarada de reivindicar infrações contra todas as empresas participantes do mercado de anéis inteligentes”. Além disso, o documento aponta que essas práticas configuram “um risco iminente para a Samsung e para as vendas do Galaxy Ring”
.
A Oura já demonstrou que a relação com a sua concorrente não seria muito amigável. Quando o Galaxy Ring foi mostrado em janeiro deste ano
, o CEO da Oura Tom Hale já deixou claro que sua empresa tem “o portfólio mais forte de patentes”.
Hale também afirmou em outras oportunidades que a empresa irá acompanhar atentamente o desenvolvimento do Galaxy Ring, para ver se qualquer violação de patentes acontecerá. Se esse for o caso, a Oura “tomará ações que são apropriadas”.
A mesma documentação do processo também trouxe, indiretamente, confirmações em relação a datas de lançamento do Galaxy Ring. Afinal, o documento diz que o produto terá sua produção em massa iniciada “no meio de junho”, e as vendas nos Estados Unidos terão seu começo “por volta do mês de agosto”.
Os prazos citados pela ação reforçam rumores anteriores que indicavam a realização do evento Unpacked em 24 de julho
, em vez do dia 10 apontado previamente. Afinal, após um período de pré-vendas de aproximadamente duas semanas, o início das entregas já entraria no mês de agosto.
Mesmo assim, a expressão “por volta do mês de agosto” tecnicamente ainda pode incluir a última semana de julho, o que viabiliza um lançamento no próprio dia 10
.
A Samsung já mostrou o Galaxy Ring oficialmente em diferentes ocasiões, reforçando que o produto inaugurará uma nova linha de dispositivos vestíveis da empresa. O objetivo é entregar uma experiência menos intrusiva em comparação com os relógios inteligentes
, ao mesmo tempo que são feitas medições de saúde com alta precisão.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: