A Samsung
aumentou a sua linha ISOCELL de sensores de imagem com dois novos componentes, o Vizion 63D e o Vizion 931. Enquanto o primeiro é um modelo ToF para detecção de profundidade, o segundo é voltado para uso com headsets de realidade estendida (XR).
O Vizion 63D se destaca por ser o primeiro sensor da indústria a trazer um processador de sinal de imagem (ISP) com detecção de profundidade integrado.
Na prática, isso significa que ele pode fazer os cálculos de distâncias de forma independente, sem a necessidade de outro chip. Isso reduz o consumo de energia em até 40%, quando comparado com o Vizion 33D de geração anterior.
–
CT no Flipboard
: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
–
O 63D pode capturar informações em resolução de 320 x 240 pixels, a uma taxa de 60 quadros por segundo. Contudo, um modo de 640 x 480 pixels também está disponível para uso.
Por se tratar de um sensor ToF indireto, ele reconhece a diferença de fases entre a luz emitida e a capturada, o que aumenta a precisão das medidas de profundidade. O componente tem dimensões de 1/6,4 polegadas, com pixels de 3.5µm.
Ele ainda oferece suporte para detecção em alta resolução a até cinco metros, ou até dez metros com densidade mais baixa de pixels. Há também a tecnologia de dispersão posterior (BST), que torna o sensor mais sensível ao infravermelho que usa.
ISOCELL Vizion 931 poderá ser usado em headsets XR
Por sua vez, o sensor ISOCELL Vizion 931 é um componente de obturador global. Isso significa que a imagem é capturada por completo de uma vez só, o que elimina a possibilidade de distorções.
Com uma resolução de 640 x 640 pixels, o componente pode ser usado para tarefas como o reconhecimento de íris, monitoramento da movimentação dos olhos, detecção facial e de gestos, ou mais.
Prevendo que os dispositivos de realidade estendida costumam ter mais de um sensor em sua construção, a Samsung trouxe a tecnologia de “multi-drop” para o Vizion 931. Isso significa que é possível conectar até quatro unidades do sensor em um mesmo cabo, o que simplifica a construção interna dos produtos.
Tanto o Vizion 63D como o 931 são voltados para uso com headsets XR, e o primeiro ainda poderá ser usado em robôs industriais. A própria Samsung poderá anunciar seu próprio dispositivo vestível no futuro
, possivelmente usando algum dos novos componentes.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: