Samsung adota regime de 6 dias de trabalho após resultados financeiros ruins
A Samsung
decidiu adotar um novo regime de trabalho de seis dias por semana na Coreia do Sul. De acordo com o jornal The Korea Economic Daily, a medida foi tomada por conta dos resultados ruins demonstrados pela empresa no ano de 2023.
Os resultados financeiros mostrados pela companhia evidenciaram uma queda de 72% no lucro líquido da empresa no agregado do ano passado, em comparação com 2022. Já a queda nas receitas ficou próxima de 14%.
Os motivos apontados para os resultados ruins incluem a queda na demanda de celulares e notebooks pelo planeta
, causada por fatores como altas taxas de inflação em diversos países. Dificuldades em linhas de produção de semicondutores e a desvalorização da moeda coreana (won) também ajudam a explicar a situação da Samsung.
–
Podcast Porta 101
: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–
A jornada de seis dias será aplicada a todos os executivos e diretores da empresa, a partir deste mês. O dia extra de trabalho poderá ocorrer no sábado ou no domingo, dependendo do caso.
Um executivo da empresa apontou que o acréscimo na carga foi implementado “para injetar um senso de crise, e aumentar os esforços para superá-la”. Trabalhadores de níveis mais baixos terão a jornada de cinco dias mantida.
O aumento da jornada de trabalho foi implementada em um momento marcado por discussões sobre o tema na Coreia do Sul. Afinal, o atual governo cogita aumentar a carga máxima semanal para 69 horas — ou seja, até mais do que a Samsung passará a adotar.
No entanto, atualmente o regime de trabalho da Coreia é relativamente parecido com o brasileiro. Por lá é permitido trabalhar por até 52 horas semanais, sendo 40 de trabalho normal e 12 horas extras.
Até o momento, não há previsão para que a Samsung adote a jornada de seis dias para seus empregados no Brasil.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: