Safari pode usar IA para resumir e remover partes de sites
Com a possível chegada do iOS 18 para algum momento deste ano, a Apple
pode finalmente trazer sua própria IA para o iPhone, inclusive para o Safari. O site AppleInsider relatou que a Maçã planeja uma repaginada no navegador ao adicionar recursos de inteligência artificial que receberiam nomes como Intelligent Search e Web Eraser.
Busca Inteligente no Safari
Segundo as informações do portal, a função Intelligent Search (Busca Inteligente, em tradução livre) vai oferecer assistência para encontrar tópicos relevantes na internet, que seriam definidos por palavras repetidas dentro de um texto.
A ferramenta tem como modelo de linguagem
o Ajax e poderá resumir as páginas do Safari com o objetivo de facilitar a leitura do usuário, tudo a partir de frases-chave e temas específicos — essa opção seria similar ao que é visto no Opera
.
–
CT no Flipboard
: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
–
Web Eraser
Ao lado do Intelligent Search, a Apple parece trabalhar em uma função de nome Web Eraser (algo como Apagador Web, em português), que deve permitir ao usuário selecionar e remover partes específicas de páginas na internet.
O intuito aqui seria o de manter a privacidade da pessoa ao deixá-la escolher o que realmente quer ver em um site, como anúncios e imagens indesejadas. Além disso, ao apagar algum conteúdo, o Safari lembraria disso em visitas futuras e manteria tudo removido mesmo depois de dias.
Tanto o Web Eraser quanto o Intelligent Search podem ser encontrados na nova página de controles do navegador, mas apenas na versão de testes internos da empresa de Cupertino, segundo a fonte informou.
Nova interface no Safari
Por fim, há burburinhos que apontam uma repaginada na interface no Safari para posicionar melhor os ícones e recursos para deixar o uso mais dinâmico. Isso inclui opções de Zoom, configurações de privacidade, atalhos e acesso à inteligência artificial.
Ainda não há confirmação por parte da Apple, mas tudo deve ser elucidado durante o WWDC 2024 que ocorrerá no dia 10 de junho
deste ano.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: