sexta-feira, 23 de maio de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Robôs saem no soco em ringue na China; assista

Reprodução Agência CGTN

Briga de Robôs! Humanoides saem no soco em ringue na China

Hangzhou, capital da província de Zhejiang, será palco de uma competição pra lá de inusitada: dois  robôs vão trocar socos em um ringue, simulando uma luta de boxe, que vai acontecer domingo (25). As informações são da China Global Television Network (CGTN).

O torneio faz parte de uma série de disputas tecnológicas organizadas pelo China Media Group, em parceria com outras entidades. Os protagonistas são robôs humanoides desenvolvidos pela startup chinesa Unitree Robotics, sediada justamente em Hangzhou. De acordo com a CGTN, os “atletas de lata” estão passando por um treinamento pesado para aguentar o tranco da luta.

Esses humanoides são multifuncionais. Além de lutar, eles já vêm sendo usados para trabalhar em fábricas, fazer entregas, dançar e até ajudar nas tarefas domésticas. A China, inclusive, vem acelerando os investimentos no setor, com planos ambiciosos para que essas máquinas trabalhem lado a lado com humanos no futuro próximo.

No caso das lutas, os robôs têm uma vantagem: são bem mais resistentes aos impactos do que lutadores de carne e osso, que acabam se desgastando muito durante os rounds.

E não para por aí…

Além das lutas no ringue, a China já se prepara para mais dois grandes eventos de tecnologia:

Conferência Mundial de Robôs 2025, que será realizada entre os dias 8 e 12 de agosto, em Pequim. A expectativa é reunir mais de 200 empresas, incluindo quase 50 fabricantes de robôs humanoides. Durante o evento, devem ser lançados cerca de 100 novos produtos, além de debates sobre colaboração internacional e aplicação de robôs nas indústrias.

Jogos Mundiais de Robôs Humanoides, entre 15 e 17 de agosto, também na capital chinesa. Mais uma oportunidade para o público ver de perto como essas máquinas estão cada vez mais evoluídas.

Assista aos robôs brigando:

tecnologia.ig.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas