Robô humanoide passeando com o cachorro robótico na orla da praia do RJ
A tecnologia avança de forma impressionante e, em Niterói (RJ), isso ficou evidente quando frequentadores da Praia de São Francisco foram surpreendidos por uma cena inusitada: um robô humanoide passeando com um cachorro robótico.
O momento, registrado por uma mulher e uma criança, ficou marcado: “Olha isso, Bernardo!”. O vídeo viralizou recentemente na página Eu Sou de Niterói , despertando curiosidade sobre a origem dos robôs.
O robô, chamado Troy, havia chegado ao Brasil no mesmo dia da gravação, dia 12 de janeiro deste ano. Em entrevista ao iG , Douglas Arraes, sócio-diretor da Futuremedia — empresa responsável pela importação e disponibilização dessa tecnologia — explicou que a ideia inicial era apenas levar o robô a um local público para algumas fotos.
“Trouxemos apenas um modelo por enquanto, o mesmo do vídeo, e ele foi um sucesso! Me sinto privilegiado por termos contato direto com o fabricante. Ficamos sabendo em primeira mão sobre o lançamento, fizemos a reserva e tivemos prioridade na aquisição”, afirmou Douglas.
Para ele, Troy representa o início de uma grande evolução dos robôs de serviço. Além de se movimentar de forma autônoma, ele conta com mãos mecânicas equipadas com sensores táteis, que regulam a força aplicada para segurar objetos.
O robô foi a sensação do momento e encantou crianças e adultos
Esses robôs têm o potencial de acessar locais de alto risco para humanos, como fábricas, plataformas e áreas instáveis. Em situações de desabamento, por exemplo, eles poderiam entrar em estruturas comprometidas para verificar a presença de sobreviventes.
“Essa tecnologia já é uma realidade no mundo. Os robôs possuem funcionalidades específicas para o atendimento ao público. Eles podem se movimentar sem GPS, acompanhar pessoas até recepções, salas de reunião e até banheiros. Estamos vivenciando uma grande evolução”, destacou.
Um desses robôs já realiza atendimento no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, conduzindo visitas guiadas há mais de um ano e meio, demonstrando na prática como a inovação está transformando o cotidiano.
Eles também fizeram as suas compras Marcio Melo
Robô humanoide também foi passear no shopping com o cachorro robótico Marcio Melo
Cães também não resistiram e pararam para dar uma espiadinha Marcio Melo
Robô humanoide passeando com o cachorro robótico vira atração em Niterói (RJ) Marcio Melo
O robô foi a sensação do momento e encantou crianças e adultos Marcio Melo
Robô humanoide passeando com o cachorro robótico na orla da praia do RJ Marcio Melo
Crianças se divertem com o Robô humanoide Marcio Melo