sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Campo Grande
31°C

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Robô humanoide corre mais rápido que um ser humano

Fidel Forato

Robô humanoide corre mais rápido que um ser humano

Já imaginou uma corrida entre robôs humanoides
e humanos? Se essa prova existisse o robô H1 V3.0, da empresa chinesa Unitree, estaria entre os finalistas, sem dúvidas. O bípede é mais rápido que um humano comum e mais veloz que as outras máquinas disponíveis no mercado.

Em demonstração da última versão do robô H1, divulgada neste mês, é possível vê-lo dançando, saltando como um humano, pegando objetos e subindo escadas. No entanto, o mais impressionante é a velocidade que o humanoide alcança correndo.

Robô humanoide mais rápido

Segundo a companhia chinesa, o robô H1 alcança uma velocidade máxima de 11,8 km/h, ao ocorrer de forma autônoma em um terreno. Como um ser humano, a máquina joga um braço para frente por vez, no meio da corrida.


CT no Flipboard
: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

Nesta velocidade, o modelo venceria facilmente o robô Atlas, da empresa norte-americana Boston Dynamics
, que alcança uma velocidade de 6,4 km/h. Entretanto, eles ainda não competiram lado a lado numa prova do mundo real.

Além disso, o H1 é mais rápido que um humano médio. Segundo o Strava, um serviço de monitoramento de exercícios físicos, a velocidade de uma pessoa está em torno de 9,85 km/h.

Apesar de superar humanos comuns, a máquina ainda não está apta para competir com os humanos mais rápidos do mundo, como o corredor jamaicano Usain Bolt. Em 2009, Bolt atingiu a maior velocidade já alcançada por um ser humano. A prova de 100 metros foi realizada em 9,58 segundos. É uma velocidade de 43,9 km/h.

Por que os humanoides não conseguem ser mais rápidos?

As máquinas podem ser muito velozes. Numa comparação bem simples, uma Ferrari vai vencer uma corrida
contra qualquer organismo vivo conhecido, deixando para trás até o recorde de Bolt, bem diferente dos humanoides desta geração.

A questão é que, com rodas e quatro apoios, correr é muito mais simples. No caso dos robôs humanoides, os engenheiros precisam criar complexos sistemas para permitir que esses inventos ganhem velocidade. Não é simples replicar o movimento humano artificialmente. Para ser honesto, mesmo na natureza, são poucas as criaturas que correm com apenas duas pernas.

Conheça o robô H1

Além de correr e realizar inúmeras tarefas, o robô humanoide H1 é equipado com Inteligência Artificial (IA) para compreender melhor o ambiente em que está inserido. Também conta com uma visão de 360 ​​graus, possível a partir de uma câmera tridimensional. Tudo isso num corpo de 1,8 m de altura e 47 kg. Por enquanto, a máquina não está disponível para venda. A seguir, veja o que o H1 consegue fazer, em vídeo divulgado pela Unitree:

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas