A Renault confirmou que a divisão Ampere ganhou vida e, a partir de agora, será a responsável por democratizar o segmento de carros elétricos, colocando no mercado novos modelos, sempre com preços mais acessíveis — de cerca de R$ 100 mil.
A marca francesa divulgou um comunicado oficial para formalizar, no Capital Market Day (Dia do Investidor), a nova decisão estratégica:
AMPERE, THE EUROPEAN EV CHALLENGER, IS LAUNCHED.
Born from @renaultgroup
, Ampere is here to transform the electric vehicle industry. Our vision is clear: take the lead in Europe and offer high-performance and sustainable vehicles that are accessible to all. pic.twitter.com/8w0kSryjEU–
Baixe nosso aplicativo para iOS
e Android
e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
–— Ampere (@Ampere) November 8, 2023
Para alcançar os objetivos traçados peo presidente da divisão, Luca de Melo, a Ampere conta com 11 mil funcionários, boa parte deles no departamento de engenharia. A intenção é desenvolver e produzir até 400 mil carros por ano entre 2024 e 2027, aumentando a produção para 620 mil veículos elétricos em 2028.
Ampere is about technological excellence and customer experience – and it starts now. https://t.co/EFerO7dHye
pic.twitter.com/thvyd1qmch— Ampere (@Ampere) November 15, 2023
Renault quer paridade entre elétricos e combustão
A ideia da Renault em dar carta branca para o crescimento da Ampere é, em um futuro próximo, democratizar o segmento de carros elétricos. A maneira curta e grossa de fazer isso é lançar modelos com preços equivalentes aos dos carros a combustão.
Para alcançar o objetivo entre 2027 e 2028, a empresa vai apostar alto na plataforma AmpR Small (antiga CMF-B EV), voltada para carros do segmento B, e na AmpR Medium (ex-CMF-EV), destinada a modelos do segmento C.
Os carros enquadrados no segmento B são os utilitários que apresentam comprimento entre 3,60 e 3,90 metros, como o Peugeot 208
. Já os carros que fazem parte do segmento C medem entre 4 e 4,30 metros, como o Volkswagen Golf
.
Our #CapitalMarketDay
has just concluded: the opportunity to detail how Ampere will tackle the European EV market and drive Renault Group’s transformation.
Ampere is ready to lead the EV race from Day 1, thanks to strong assets and @renaultgroup
backing. ⤵️ pic.twitter.com/oerkwNb3l0— Ampere (@Ampere) November 15, 2023
Qual será o carro elétrico barato da Renault?
O futuro carro elétrico barato da Renault, que sairá da linha de produção da Ampere, já tem nome, ao menos provisório: Legend. Segundo a marca, ele será um modelo compacto, chegará em 2026 e custará menos de 20 mil euros — pouco mais de R$ 100 mil, na conversão direta.
A ideia é ampliar a linha gradativamente e, até 2031, ter sete novos carros elétricos nas ruas. O objetivo de mercado da Renault com a democratização do setor também é ousado: vender 1 milhão de carros em 2031 e, com isso, abocanhar 10% das vendas globais.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: