quinta-feira, 23 de maio de 2024
Campo Grande
29°C

Rádio SOUCG

Realme 12 Pro Plus x Galaxy S24 Ultra | Qual câmera periscópio é melhor?

Felipe Junqueira

Realme 12 Pro Plus x Galaxy S24 Ultra | Qual câmera periscópio é melhor?

O Realme 12 Pro
Plus foi divulgado pela fabricante como um aparelho com câmera periscópio “por menos de R$ 10.000”. Porém, a lente parte de um alcance menor que a do Galaxy S24
Ultra, que seria o modelo com preço superior citado. E aí fica a questão: uma lente periscópio com zoom óptico de 3x vale a pena? Vamos comparar os dois smartphones para descobrir.

Intermediário premium vs. topo de linha

Antes de mais nada, é bom deixar claro: a comparação pura e simples não faria sentido porque temos aqui um intermediário premium e um topo de linha. O Realme 12
Pro Plus se posiciona em uma faixa de preço um pouco inferior ao Galaxy S24 Ultra, que é o mais completo e poderoso aparelho da Samsung
.

Ou seja, é esperado que o dispositivo da Realme
entregue um pouco menos de qualidade. Mas, como a própria fabricante chinesa faz a comparação, mesmo que de maneira indireta, achamos aceitável comparar.


CT no Flipboard
: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

Lembrando que o 12 Pro Plus tem zoom óptico de 3x na lente periscópio, contra 5x do S24 Ultra. E o celular da Samsung reduziu o alcance do zoom óptico nesta geração, pois era de 10x desde o S20 Ultra.

Zoom de 3x

Vamos começar a comparação com o zoom de 3x. No caso do Realme 12 Pro Plus, é a aproximação da lente periscópio, que fica com o sensor inclinado em 90°. Neste cenário, o Galaxy S24 Ultra usa sua outra câmera de zoom, com uma lente comum com sensor “deitado”.

Neste nível de aproximação, ambos conseguem se sair muito bem. As fotos mantêm um nível de texturas muito bom e têm boa faixa dinâmica. Mal dá para perceber que são fotos aproximadas com zoom.

O Galaxy S24 Ultra consegue um pouco mais de qualidade, mas é quase imperceptível. O Realme 12 Pro Plus consegue excelentes fotos com zoom de 3x, e realmente compete em pé de igualdade com um aparelho que está em uma faixa de preço bem maior.

Zoom de 5x

Aqui, temos o zoom óptico da lente periscópio do Galaxy S24 Ultra, enquanto o Realme 12 Pro Plus já começa a utilizar aproximação digital da lente periscópio. Porém, o celular da Samsung não usa sempre a sua lente de 5x, pois tem um algoritmo que pode optar por zoom digital da telefoto de 3x ou até da principal. Isso é feito sem o usuário notar.

O Realme 12 Pro Plus já começa a perder um pouco de texturas, mas ainda consegue boas fotos. O Galaxy S24, por outro lado, continua com um nível de excelência bem próximo do zoom de 3x, mesmo em ambientes mais desafiadores.

Ainda é um pouco difícil, mas, na comparação foto a foto, já é possível notar que o S24 Ultra é melhor, com mais texturas e nitidez. E isso acontece mesmo nos casos em que o celular da Samsung opta por utilizar o zoom digital no sensor telefoto com 3x de aproximação óptica.

Zoom de 10x

A partir do zoom de 10x, ambos trabalham sempre com o zoom digital. O celular da Samsung, de novo, escolhe quando acha melhor trabalhar com a câmera periscópio e quando é mais confiável partir para a telefoto com zoom digital maior.

E mesmo assim, o Galaxy S24 Ultra consegue manter um nível de qualidade impressionante. As texturas e o nível de detalhes são muito bons em quase todas as fotos com zoom de 10x.

O Realme 12 Pro Plus não é tão ruim, mas já dá sinais mais claros de que passou do seu limite. O nível de texturas já começa a ficar menor, a nitidez das fotos não é mais a mesma. Em algumas imagens, já é difícil reconhecer o que está no quadro.

Zoom de 30x e de 100x

Apelando ainda mais para um zoom que dificilmente alguém usará, ambos já não se saem tão bem. O Galaxy S24 Ultra ainda consegue segurar um nível de texturas razoável na aproximação de 30x, e vez ou outra consegue fotos aceitáveis com 100x. Mas a perda de qualidade das imagens já é visível.

O Realme 12 Pro Plus só consegue algo razoável com 30x, e é bem ruim com 100x. Mal dá para reconhecer o que são os borrões neste nível de zoom. O aparelho ainda permite aproximar até 120x, mas se com 100x já fica ruim, não preciso nem forçar mais — ainda mais porque não teria como comparar com o S24 Ultra.

Qual é melhor?

O Realme 12 Pro Plus não passou vergonha no comparativo, especialmente se a gente lembrar que é um intermediário. Ou seja, o processamento das fotos é feito com hardware
inferior ao do topo de linha Galaxy S24 Ultra.

O celular da Samsung cumpriu com sua obrigação de ser melhor que o “concorrente” de faixa de preço inferior. No geral, não tive nenhuma grande surpresa neste comparativo. Os dois aparelhos se saíram mais ou menos como eu esperava: bem até o zoom de 10x, e no máximo aceitável com 30x ou mais.

Seja como for, eu no lugar da Realme não me arriscaria a tentar alfinetar rivais pela sua câmera periscópio. O zoom de 3x poderia ser tão bom quanto em uma telefoto comum, e o Galaxy S24 Ultra deixou isso bem claro.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas