Um estudo publicado recentemente pelo TikTok
revela uma relação direta entre o uso do aplicativo de vídeos curtos e o consumo maior de produtos relacionados a música, seja com plataformas de streaming, shows ao vivo ou compra de mercadorias de artistas. O relatório “Music Impact” foi elaborado pela Luminate a partir de dados dos consumidores de Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Brasil e Indonésia no período de 1º de julho de 2022 a 30 de junho de 2023.
O estudo foi encomendado com o objetivo de avaliar o impacto do TiKTok sobre a indústria da música, especialmente no que se refere à descoberta de novas músicas e à contribuição em receita para esse mercado.
TikTok gera uso de serviços de streaming
O relatório revela que o público que utiliza o TikTok está também mais conectado em plataformas de streaming de música. Entre os brasileiros, 92% dos usuários do TikTok usam algum serviço de streaming em comparação com 84% da média dos consumidores do país.
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Os dados do estudo mostram ainda que as pessoas que acessam a plataforma de vídeos curtos têm 37% mais chance do que o consumidor médio de pagar por um serviço de streaming musical.
A descoberta de música também é uma característica de consumo do público do TikTok. Entre os brasileiros, o índice de probabilidade de conhecer novas músicas é 28% maior do que o consumidor comum. Além disso, esses usuários são mais propensos a ouvir músicas internacionais do que a média dos ouvintes.
O interesse por musicais internacionais aparece também na análise de dados sobre a preferência desse público ao configurar suas contas em plataformas de streaming. No Brasil, 64% das pessoas que usam o TikTok priorizam o acesso a artistas globais ao se cadastrarem nesses serviços.
TikTok impulsiona consumo de música
Além da descoberta de músicas e do uso de plataformas de streaming, o TikTok também gera impacto para a indústria com a maior participação do público em eventos de música ao vivo e a compra de mercadores de seus artistas favoritos.
De acordo com o relatório, mais de um terço dos usuários da plataforma de vídeos curtos, em cada mercado analisado, compareceu a um evento de música ao vivo nos últimos 12 meses e mais de um terço comprou mercadorias de artistas no mesmo período.
No Brasil, 59% dos usuários do TikTok compareceram a um evento de música ao vivo e 49% compraram produtos de artistas nos últimos 12 meses, em comparação com 47% e 35% dos ouvintes de música em geral, respectivamente.
O público do TikTok também é mais propenso a realizar compras relacionadas com o mercado de música, incluindo formatos físicos, cartões-presente e assinaturas premium. Entre os brasileiros essa característica é ainda mais acentuada: o gasto com cartões-presente é quase duas vezes maior do que em outros países. Além disso, o público brasileiro que acessa o TikTok gasta 23% a mais em compras relacionadas à música em comparação com o consumidor comum.
Metodologia
Para a elaboração do relatório foram realizadas entrevistas com os consumidores dos países selecionados com uma base representativa em termos de idade, gênero e geografia da população. No Brasil, foram entrevistados 1,5 mil pessoas e 572 usuários do TikTok.
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