sexta-feira, 21 de junho de 2024
Campo Grande
22°C

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Quem é Rita Lobato Velho, a médica brasileira homenageada no Doodle do Google

Ricardo Syozi

Quem é Rita Lobato Velho, a médica brasileira homenageada no Doodle do Google

A homenageada da vez no Doodle do Google
é a doutora Rita Lobato Velho, eternizada no Brasil como a primeira mulher a receber um diploma de medicina no país. A imagem divulgada nesta sexta-feira (7) faz referência à profissão e aos cuidados da médica, além de celebrar de antemão o seu 158º aniversário.

Quem foi a Dra. Rita Lobato Velho?

Nascida no Rio Grande do Sul no dia 9 de junho de 1866, Rita Lobato Velho Lopes tinha 13 irmãos e morou em muitos bairros diferentes devido ao trabalho de comerciante de seu pai. Completou o ensino primário aos nove anos, enquanto mantinha o sonho de se tornar médica.

Morou no Rio de Janeiro e depois em Salvador, onde cursou medicina na Universidade Federal da Bahia. Seus esforços nos estudos a fizeram concluir os seis anos de faculdade em apenas quatro, garantindo o diploma de medicina no dia 10 de dezembro de 1887. Como resultado, Rita Lobato Velho se tornou oficialmente a primeira mulher do Brasil a se formar em medicina.


Feedly: assine nosso feed RSS
e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.

Durante sua carreira, o foco de suas práticas foi a obstetrícia e tratou mulheres de diferentes classes sociais em seu próprio consultório — muitas vezes sem cobrar por isso. Além disso, foi uma ativista do movimento feminista e participou do triunfo que liberou o voto para as mulheres através do Código Eleitoral de 1932.

Se casou com Antônio Maria Amaro de Freitas e teve uma filha chamada Isis Lobato Freitas. A Dra. Rita Lobato Velho faleceu aos 87 anos em 6 de janeiro de 1954.

Dia dos Professores é celebrado no Peru

No Peru, o Doodle do Google desta sexta-feira é uma homenagem ao dia dos professores no país. A arte traz alguns sapos coloridos na sala de aula, enquanto recebem ensinamentos de uma professora bastante paciente.

Vale ressaltar que a Gigante de Buscas sempre faz homenagens e celebrações dos mais diferentes assuntos a cada novo Doodle, como foi o caso do café Flat White
e da copa do mundo de futebol feminino
no ano passado.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas