Os carros de antigamente não possuíam equipamentos de segurança
ou tanta tecnologia
quanto os atuais, e isso não é novidade para ninguém. Até mesmo os pneus
, que muita gente não dá a devida atenção, estão muito mais modernos, alguns até com tecnologia 5G embutida
.
O que também evoluiu, e muito, com o passar do tempo foram os tipos de direção
. Atualmente, existem 4 tipos diferentes de direção para carros, desde o mais básico, chamado de direção mecânica, até os mais modernos.
Se você não conhece todos, fique tranquilo, pois o Canaltech
vai elencar aqui quais são eles, as principais características e, claro, o que cada um tem de melhor. Curtiu? Então assuma o volante e acelere na leitura do nosso conteúdo.
–
Feedly: assine nosso feed RSS
e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
–
4. Direção mecânica
A direção mecânica é a mais básica e, por muito tempo, a que esteve presente na maioria dos carros. O funcionamento dela é bem básico, com a engrenagem conectando-se ao eixo e transmitindo às rodas a força aplicada diretamente ao volante.
A grande vantagem desse tipo de direção, hoje arcaico, é que as falhas são mais fáceis de detectar e a manutenção não é tão cara. A desvantagem é que ela não oferece qualquer conforto ou suavidade ao motorista na execução das manobras.
3. Direção hidráulica
O segundo tipo de direção dos carros é a hidráulica. Ela chegou ao Brasil em 1967, equipando um Ford
Galaxy, e logo se tornou objeto de cobiça por, literalmente, “mudar a forma de dirigir”.
De uma forma simplificada, a direção hidráulica
conta com uma bomba de óleo adicionada ao mecânico que lubrifica a caixa e diminui a resistência do volante quando ele é acionado, tornando a ação muito mais leve e confortável.
Essa, aliás, é a grande vantagem da direção hidráulica em relação à mecânica. A desvantagem, por sua vez, é que a manutenção é mais cara e exige uma troca de óleo a cada 50 mil km rodados.
2. Direção elétrica
A direção elétrica
ganhou terreno nos carros mais modernos e, hoje, pode ser encontrada até mesmo em modelos mais baratos. A diferença em relação à hidráulica está no fato de ela utilizar um motor próprio e não uma bomba de óleo.
A principal vantagem é que o conforto ao dirigir fica ainda maior com esse tipo de direção. Além disso, o carro economiza combustível, pois o volante utiliza um motor próprio instalado em sua caixa e não mais o propulsor do carro ao ser movimentado.
A desvantagem maior é que ela depende do sistema elétrico do carro e, em caso de pane, também deixará de funcionar corretamente, tornando-se bastante rígida e perdendo sua principal característica.
1. Direção eletro-hidráulica
A direção eletro-hidráulica
é considerada um modo híbrido, pois unifica características da elétrica com a hidráulica (como o próprio nome já deixa claro). Por conta dessa junção, é o tipo de direção considerado mais moderno atualmente.
Ao mesmo tempo em que utiliza a pressão do óleo, como uma hidráulica, ela também faz uso do sistema elétrico para deixar a direção mais leve e, com isso, assegurar o máximo conforto para quem estiver ao volante.
Segundo os especialistas, a principal vantagem da direção eletro-hidráulica é consumir menos força do motor. Isso é importante, principalmente em carros menos potentes, comuns nos segmentos de entrada.
Esses são, por enquanto, os tipos de direção para carros que existem. Você sabe qual equipa o seu? Comente conosco em nossas redes sociais.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: