quinta-feira, 23 de maio de 2024
Campo Grande
29°C

Rádio SOUCG

Project GameFace | Android lança modo para controlar sistema com o rosto

André Lourenti Magalhães

Project GameFace | Android lança modo para controlar sistema com o rosto

O Google
anunciou a chegada do recurso de acessibilidade Project GameFace ao Android durante o I/O deste ano. O modo permite controlar todo o sistema operacional
a partir do movimento dos olhos e de gestos com o rosto, como abrir a boca ou erguer uma das sobrancelhas.

O Project GameFace foi anunciado durante o Google I/O do ano passado, mas era compatível apenas com PCs. A nova versão ganhou ajustes específicos para funcionar nos dispositivos móveis com Android, como um novo cursor na tela — os desenvolvedores afirmaram que a presença de um ícone em movimento teve um feedback positivo dos usuários e adaptaram a função para as telas menores.

Ao todo, o modo identifica 52 gestos faciais diferentes e o usuário tem liberdade para configurá-los da forma que preferir. Os comandos podem ser mapeados de acordo com as funções oferecidas por cada app compatível ao GameFace e o Android inclui outros ajustes para melhorar a eficiência de cada gesto, como a sensibilidade ao movimento.


CT no Flipboard
: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

Migração para o Android

Os desenvolvedores precisaram fazer uma série de ajustes para adaptar o projeto ao Android e estabeleceram três ideias principais:

  • Oferecer novas formas de operar dispositivos Android às pessoas com deficiência;
  • Criar uma solução financeiramente viável e disponível para uso escalonável;
  • Aproveitar o aprendizado e os princípios do primeiro GameFace para deixar o produto personalizável e amigável ao usuário.

Além dos gestos na tela, o GameFace conta com alguns ajustes que melhoram a experiência no Android, como uma miniatura da câmera na tela para a pessoa identificar os próprios movimentos e uma mudança nos comandos para tornar o ato de deslizar a tela mais acessível.

O sistema foi disponibilizado em código aberto para desenvolvedores que queiram adaptá-lo aos respectivos aplicativos. Na preparação ao lançamento, o Google trabalhou com a empresa indiana Incluzza, com foco em apoio a pessoas com deficiência, e identificou novas formas de usar o projeto para fins educacionais, profissionais e pessoais.

Mais novidades do Google

O Google I/O 2024 esteve repleto de novidades para os produtos da empresa: confira um resumo com os melhores anúncios de IA
da conferência principal e o que vai chegar aos dispositivos Android ainda neste ano
.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas