O Audi
A5, primeiro modelo da marca alemã da família Sportback, apresentou novidades para a linha 2025 à venda no Brasil. A principal delas diz respeito à consagrada tração quattro com tecnologia
ultra que, segundo a marca, “proporciona mais eficiência aos veículos”.
A reportagem do Canaltech
esteve presente no evento de lançamento do modelo
, que chegou ao país acompanhado do A4 quattro
, e teve a oportunidade de experimentar, na pista, o quanto o A5 evoluiu com o novo equipamento.
Aceleramos o coupé com pegada esportiva no campo de provas da Goodyear, localizado em Americana, cidade do interior de São Paulo. Os testes foram realizados em dois circuitos diferentes: um em pista seca, formado por duas retas de aproximadamente uma milha cada (1,6 km), curvas fechadas e slaloms, e outro em pista molhada, também com retas de velocidade, cones para formar slaloms e dividir o que o instrutor rotulou como “portais”.
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Segundo Kleber Martinez, diretor-técnico do campo de provas, Goodyear e Pirelli são parceiros tanto no Brasil quanto na Europa, e os circuitos são preparados com todo o carinho. Em relação à pista molhada, especificamente, o executivo revelou que há muita tecnologia envolvida. “É uma pista única, com 1% de inclinação e lâmina de água controlada entre 1 e 12 mm. O fio de água retorna para o tanque depois, por meio de um sistema interligado”.
Como é o A5 quattro na pista?
Depois de explicar rapidamente como foi o test-drive relâmpago a bordo do Audi A5 quattro, chegou a hora de falar sobre o que mais interessa: o comportamento do coupé esportivo com a nova e badalada tração da montadora alemã.
Apesar do pouco tempo de contato com o carro, a evolução do Audi A5 com a tração quattro incorporada às especificações é impressionante.
Tanto na pista seca quanto na molhada é perceptível o trabalho do sistema de tração. Ele corrige, automaticamente, qualquer desvio de rota do motorista e impede que, nas curvas, “a traseira tente ultrapassar a frente e vice-versa”, conforme explicou a instrutora da TSO que acompanhou a reportagem durante as voltas.
Em termos simples, a tração quattro tornou o A5 um coupé extremamente seguro na tocada, pois deixa o carro “grudado” no asfalto, até mesmo nas curvas mais fechadas preparadas pela organização do evento, inclusive no percurso com o fio d’água para “aumentar o drama”.
Motor do Audi A5 segue “falando alto”
A tração quattro incorporada à linha 2025 do Audi A5 se tornou a principal estrela de um conjunto que já contava com um “grande elenco”. Ele é formado pelo motor 2.0 turbo (TFSI) com sistema híbrido leve de 12V, 4 cilindros em linha e transmissão S Tronic de 7 velocidades. Com essas especificações, o Audi A5 quattro entrega 204 cv de potência e 32,6 kgf/m de torque ao motorista, além de acelerar de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos.
O teste em pista seca comprovou, na prática, que os números divulgados pela Audi não foram “tirados da cabeça”. Em três oportunidades pude cravar o pé no acelerador do coupé e chegar próximo do tempo oficial da marca alemã — fiz 7 segundos cravados na melhor delas.
O Audi A5 quattro chega às lojas de todo o Brasil nas variantes S Line 40 TFSI quattro S Tronic, topo de linha, e a inédita Advanced 40 TFSI quattro S Tronic. Os preços variam entre R$ 359.990 e R$ 394.990, o que não deve ser impeditivo para quem está em busca de um carro que une beleza, eficiência, esportividade e, acima de tudo, precisão.
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