Anunciando há pouco menos de um ano, o PresentMon ganhou sua primeira atualização nesta semana. Desenvolvida pela Intel
, a ferramenta de monitoramento de performance
ganhou melhorias para a funcionalidade GPU Busy, além de adicionar opções para a contagem do percentil e resolver diversos erros e bugs da primeira versão.
O GPU Busy foi o grande destaque do software
, que conseguiu entender onde estava o gargalo do sistema
e mostrá-lo ao jogador por meio de um gráfico intuitivo. Agora, essa função possui um overlay próprio e funções gráficas mais lúdicas para o usuário. Para a Intel, as implementações também devem facilitar que usuários avançados e desenvolvedores combinem outras ferramentas com esse novo overlay.
Além do clássico monitoramento dos 99% percentil — chamado 1% mais baixo — a Intel adicionou três novos valores para observação: 1%, 5% e 10%. Para fãs de estatísticas, uma opção de interpretação de dados foi incluída, que considera valores como 0 sendo um dado vazio, sem informações. No passado, o valor 0 representava propriamente o número com um dado “contável”.
–
Siga no Instagram
: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–
Correções de erros necessárias
Para auxiliar na análise das informações de modo aprofundado, a Intel também inseriu a opção de visualização por meio de histogramas
. O overlay padrão do PresentMon agora esconde quaisquer dados não disponíveis no sistema, sem que diversas siglas apareçam na tela sem as estatísticas.
A respeito das esperadas correções, a nova versão do software do time azul corrige o erro que reseta as preferências do usuário. Diversas outras alterações também foram realizadas, incluindo correções de gráficos bugados, problemas de visualização no overlay e o salvamento de arquivos com os dados do monitoramento, algo bem chato de fazer em outros programas, como nos de monitoramento de CPU
.
O PresentMon 2.0 já está disponível para download no Github
, onde também é possível ver a tabela completa de melhorias e atualizações.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: