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Por que o Summer Game Fest vai ter poucos anúncios em 2024?

André Mello

Por que o Summer Game Fest vai ter poucos anúncios em 2024?

Desde os tempos mais primórdios, ainda com a finada E3, o mês de junho sempre foi bastante aguardado por jogadores de todo mundo por ser o período em que os anúncios mais bombásticos dos games aconteciam. Com o passar dos anos, as empresas passaram a fazer suas próprias conferências nessa época, mas ainda reservam o último mês do primeiro semestre para surpreender os consumidores.

Porém, os últimos anos parecem ter mudado esse comportamento. Cada vez mais, empresas de videogame têm guardado seus grandes projetos para momentos oportunos, fugindo um pouco de um período em que é necessário dividir os holofotes com tantas outras companhias.

A Summer Game Fest
, conferência que pode ser considerada como uma alternativa para os “tempos de E3”, pode começar a sofrer com essas mudanças. Geoff Keighley, organizador do evento e do The Game Awards
, vem comentando em suas redes sociais e em sessões de perguntas e respostas no Twitch para os fãs diminuírem suas expectativas em relação a anúncios.


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Títulos como GTA 6
, Metal Gear Solid Delta
, Wolf Among Us 2
e Kingdom Hearts 4
já foram descartados por Keighley, que afirma que a apresentação terá algumas surpresas, mas que deve trazer mais novidades sobre jogos que já foram revelados e estão próximos de serem lançados.

Existe um motivo real pelo qual o Summer Game Fest
terá poucos anúncios como no passado? Nós temos alguns palpites.

Desenvolvimento de jogos demora muito mais do que antes

Todos os jogos chamados AAA demoram anos desde o começo de sua produção. Quando um desses jogos é apresentado, é possível aguardar, no mínimo, de dois a três anos para termos algo mais concreto sobre o projeto.

Com a atual geração, é possível que um jogo que seja anunciado hoje chegue apenas na próxima geração de consoles, passando tranquilamente mais de cinco anos em desenvolvimento. Caso tenha problemas no meio do caminho, pode adicionar mais alguns anos a essa conta. Assim, os efeitos da pandemia podem ainda estar afetando times e o cronograma de muitas empresas.

O que nos leva alguns anos atrás, quando muitas das apresentações como Summer Game Fest
, The Game Awards
, Xbox Showcase
e PlayStation Showcase
apresentavam trailers maravilhosos de jogos que não tinham nem ao menos uma data de lançamento prevista.

Como esquecer do glorioso teaser trailer de Cyberpunk 2077
que foi divulgado em janeiro de 2013 e informava que o jogo seria lançado quando estivesse pronto. O título chegou às lojas somente em 2020, mas não estava tão pronto assim.

Por conta desses anúncios de jogos que nem sabemos quando serão lançados, várias empresas estão tentando apresentar novos títulos que estejam mais próximos de seu lançamento e possam se converter em vendas o quanto antes. Ninguém quer repetir a Ubisoft
com seu Beyond Good & Evil 2
, que foi anunciado em 2008, ficou quase um década desaparecido para aparecer na E3 de 2017 e, desde então, ninguém ouviu falar mais dele. Exceto o livro dos recordes, que já o colocou como o game c om o desenvolvimento mais demorado da história.

A indústria de games se encontra em uma encruzilhada

Talvez o maior motivo para eventos como o Summer Game Fest
tenham menos anúncios bombásticos esse ano é o estado da indústria de games na atualidade. Milhares de funcionários de empresas desse mercado perderam seus empregos
, com números que já ultrapassam os de 2023 inteiro.

Cortes de pessoal são feitos na ânsia de se alcançar um número que agrade investidores, mas isso faz com que muitos jogos e estúdios simplesmente acabem, o que diminui a longo prazo a criação de novos títulos. O cenário pós-pandemia não ajudou muito a manter os times maiores, principalmente nas empresas que aumentaram suas equipes na empolgação de um boom do mercado com as pessoas jogando mais enquanto estavam em casa.

Além disso, vimos também um aumento no número de aquisições. Grandes empresas, como a Microsoft
e a Embracer passaram a comprar vários estúdios e parece que a fatura do cartão de crédito chegou e a solução foi cortar gastos para manter os cofres em dia. Com isso, menos gente trabalhando resulta em menos jogos prontos para aparecerem no Summer Game Fest, por exemplo.

Além disso, desenvolvedores independentes seguem sofrendo para conseguir verba para finalizar seus projetos, mas esses eventos geralmente focam nos jogos AAA para chamar atenção. Com cada vez mais criadores na rua e estúdios sendo fechados, fica difícil ter algo válido para apresentar para o público.

No fim das contas, se você assistir a Summer Game Fest
e outras apresentações desse período e sentir que “foi fraco”, saiba que talvez o problema seja um pouco maior do que se imagina.

Leia a matéria no Canaltech
.

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