Nesta quarta-feira (20), à 0h06 da madrugada, começa oficialmente o outono de 2024. Nesta estação do ano, as temperaturas mais quentes e a umidade do ar tendem a diminuir e, gradualmente, os dias se tornam mais frios e secos.
O início da estação no Brasil e em todo o Hemisfério Sul coincide com equinócio de outono
, fenômeno astronômico conhecido por fazer com que o dia e a noite tenham a mesma duração, de 12h.
Marcado pela redução do volume das chuvas e por temperaturas mais amenas na maioria das vezes, o outono vai se prolongar até o dia 21 de junho, às 17h51. Neste momento, acontecerá o solstício de inverno, fenômeno que proporciona a noite mais longa do ano.
–
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram
e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
–
Que dia começa o outono
Para determinar o início do outono, é necessário saber quando ocorrerá o equinócio de outono. O fenômeno não tem um dia exato para acontecer, mas costuma ser observado entre os dias 20 e 21 de março no Hemisfério Sul.
O que é equinócio?
No equinócio de outono, os raios solares incidem diretamente sobre a Linha do Equador. Isso faz com que os dois hemisférios, o Sul e o Norte, recebam a mesma quantidade de luz e também de escuridão.
De outra forma, no equinócio, o Sol cruza o equador celeste — a linha do equador terrestre quando é projetada na esfera celeste —, em um movimento que se repete duas vezes por ano: no início do outono e no começo da primavera.
Como o planeta possui um eixo de inclinação em relação ao plano de sua órbita ao redor do Sol
, as estações do ano são sempre invertidas nos hemisférios, já que os raios solares incidem de forma inversa. Isso significa que, nesta quarta, começa a primavera
, com o equinócio da primavera, no Hemisfério Norte.
Diferença entre equinócio e solstício
Se o equinócio coincide com o momento em que os dois hemisférios recebem a mesma quantidade de luz, independente de ser chamado de equinócio de outono ou equinócio de primavera, a situação é diferente no solstício.
Durante o solstício, um dos polos da Terra está mais inclinado em relação ao Sol e, por isso, irá receber mais luz e terá o dia mais longo do ano. Nestes casos, chama-se solstício de verão, que marca o começo da estação mais quente.
Agora, para o polo oposto, mais distante do Sol, ocorre a noite mais longa, em consequência do solstício de inverno.
Como vai ser o outono no Brasil?
Para o outono no Brasil, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) estimam que as temperaturas estarão mais baixas e o clima mais seco, especialmente na região mais central do país.
Com a chegada de massas de ar frio, vindas do sul do continente, as temperaturas devem cair nas regiões Sul e Sudeste, durante o outono. Inclusive, será possível observar nevoeiros e geadas em alguns pontos. Há possibilidade até de neve nas áreas serranas e nos planaltos do Sul.
No entanto, esta não é uma regra geral, ainda mais quando se pensa em um país com dimensões continentais, como o Brasil. Por exemplo, nas regiões Norte e Nordeste, ainda vai chover bastante.
Em paralelo, há uma tendência quase geral na vegetação. As folhas de muitas espécies de árvores ficam amareladas ou avermelhadas e caem no outono, como uma estratégia de proteção contra o frio do inverno (que se aproxima), já que reduz o gasto energético.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: