sábado, 6 de junho de 2026

OMS quer Brasil como fornecedor internacional de vacinas da dengue

OMS quer Brasil como fornecedor internacional de vacinas da dengue
Nathan Vieira

OMS quer Brasil como fornecedor internacional de vacinas da dengue

A vacina da dengue já é uma realidade no Brasil: além da Qdenga ser distribuída no SUS
, há um imunizante do Butantan com eficácia de 80%
. Agora, a Organização Mundial da Saúde (OMS) quer transformar o país no fornecedor internacional de vacinas contra a doença. Na segunda-feira (5), o diretor-geral da OMS — Tedros Adhanom — fez uma reunião com o presidente Lula e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, em busca de uma parceria.

O Palácio do Planalto não entrou em detalhes a respeito da reunião, mas revelou em comunicado que Adhanom sugeriu que o Brasil poderia ser fornecedor da vacina contra dengue por meio do Instituto Butantan e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O Ministério da Saúde também pretende desenvolver uma parceria com a empresa produtora da vacina Qdenga (Takeda), Butantan e Fiocruz, para transferência da tecnologia
do imunizante, a fim de ampliar a produção das doses.


Siga no Instagram
: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.

É uma estratégia que já aconteceu antes, durante a pandemia de covid-19, com a parceria entre o Butantan e a chinesa Sinovac, e entre a Fiocruz e a AstraZeneca.

Na reunião, Adhanom também anunciou que a OMS pretende apoiar o Brasil na eliminação de doenças como tuberculose, hanseníase, doença de Chagas e HIV. Nesta quarta-feira (7), o diretor-geral da OMS participará com a ministra no lançamento de um programa nacional de combate a estas doenças.

Vacina da dengue no Brasil

Por enquanto, a Qdenga é a única vacina da dengue a ser distribuída no Brasil, já que a do Butantan segue em estudos. A Takeda pretende priorizar o SUS e não venderá o imunizante para clínicas
privadas, e está prevista uma entrega de 6,6 milhões de doses para o ano de 2024 e mais 9 milhões de doses para o ano de 2025.

A fórmula, que apresenta uma eficácia de 80,2%, foi testada em mais de 28 mil voluntários e é segura tanto no público pediátrico (crianças com mais de 4 anos e adolescentes) quando no adulto (pessoas com até 60 anos). Por enquanto, o imunizante não é usado em idosos.

Vacina do Butantan

Em paralelo, temos a fórmula produzida pelo Butantan, com estudos que envolveram mais de 16 mil voluntários. Essa vacina da dengue mostrou elevada eficácia com apenas uma dose. A previsão é que o instituto consiga a autorização da Anvisa no início de 2025.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:

Fonte

Enquete

[totalpoll id="195"]

Últimas