sábado, 18 de maio de 2024
Campo Grande
19°C

Rádio SOUCG

O que significa SOS?

Augusto Dala Costa

O que significa SOS?

A sequência de letras “ SOS
” é reconhecida mundialmente como um sinal de socorro, mesmo por quem nunca esteve numa viagem marítima ou um contexto onde poderia ser possível precisar de ajuda. Mas você já se perguntou se isso seria uma sigla ou acrônimo para alguma coisa? Muitos na internet sim.

Em português, talvez não exista uma sigla que faça sentido, mas é comum ver falantes de inglês acreditando no significado save our souls
(salvem nossas almas) ou save our ship
(salvem nosso navio
), o que parece bater com o contexto de uso. Mas a verdade é que SOS não significa nada além das letras que compõem o sinal.

O conjunto de letras surgiu no início do século XX, e por um motivo bastante simples: é fácil expressar e reconhecer os três signos em sequência no código morse — ▄ ▄ ▄, ▄▄▄ ▄▄▄ ▄▄▄, ▄ ▄ ▄. Em outras “palavras”, três pontos, três traços, e três pontos novamente.


Feedly: assine nosso feed RSS
e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.

Seja por sinais de rádio ou de luz, é muito mais fácil pedir ajuda rapidamente dessa maneira do que mandar uma mensagem longa descrevendo o problema sendo enfrentado numa embarcação ou qualquer tipo de veículo — ou mesmo escrevendo as letras na praia
, como já aconteceu algumas vezes.

Como surgiu o SOS?

Mergulhando no tema, o “SOS” ter ganhado significado posteriormente é o que se chama de “retroacrônimo”, quando uma sequência de letras é desenvolvida primeiro e ganha significado depois.

Em projetos ou grupos de pessoas, isso às vezes é feito para efeito cômico ou para dar significado a algo que já existe. O estilo musical “rap”, por exemplo, ganhou o significado de “rhyme and poetry” (rima e poesia), mas deriva, na verdade, de um termo em inglês que significa simplesmente “falar”, “contar”.

O SOS não foi a primeira tentativa de criar um sinal de ajuda fácil, embora seja a mais bem-sucedida. A Companhia Marconi de telecomunicações tentou emplacar “CQD” em 1904, significando “Te procuramos, perigo!” ou “Todas as estações, perigo!”. Em Morse, não fica muito fácil de lembrar: ▄▄▄ ▄ ▄▄▄ ▄, ▄▄▄ ▄▄▄ ▄ ▄▄▄, ▄▄▄ ▄ ▄ (traço ponto traço ponto, traço traço ponto traço, traço ponto ponto).

Além da complexidade, outros países usavam códigos diferentes — nos Estados Unidos, era usado o NC (▄▄▄ ▄, ▄▄▄ ▄ ▄▄▄ ▄, ou traço ponto, traço ponto traço ponto), que significava “pedimos ajuda sem demora”, enquanto europeus usavam diversos códigos
a depender do país. Foi na Convenção Internacional de Radiotelegrafia que se escolheu o SOS, aprovado em uma moção de 1908.

O primeiro uso do sinal foi documentado em 1909, pelo navio a vapor SS Arapahoe, nos Estados Unidos, que também enviou o “CQD” para evitar desavisados.

Quando o RMS Titanic
teve seu famoso acidente, em 15 de abril de 1912, o operador de rádio Jack Phillips usou o CQD para pedir ajuda aos navios próximos, e seu auxiliar, Harold Bride, sugeriu usar o SOS também, mas como uma piada — ele teria dito “É o novo sinal, e talvez seja sua última chance de usá-lo”.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas