Um avião wide-body ou wide-body aircraft é, em bom português, uma aeronave de fuselagem larga. E o que isso significa, exatamente? É isso o que o Canaltech
vai explicar agora, de uma maneira bem simples de entender.
Para se enquadrar na categoria de avião wide-body a aeronave precisa atender a um requisito fundamental: ter dois corredores (ou duas coxias) com 7 ou mais assentos em cada uma das fileiras.
Os aviões wide-body também são costumeiramente mais utilizados em viagens longas
, tanto por conta de seu tamanho avantajado, ideal para acomodar um número maior de passageiros
, quanto pelo fato de possuir mais capacidade de armazenagem de carga
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Os aviões do tipo wide-body podem apresentar variações em suas configurações. As mais utilizadas pelas companhias são a 3-3-3, na qual cada uma das fileiras (esquerda, central e direita) conta com três assentos, e a 3-4-3, montagem na qual a fileira de bancos central é oferecida com quatro assentos.
Qual foi o 1º avião wide-body do mundo?
O 1º avião wide-body a ser utilizado no mundo foi um Boeing
747, que fez seu voo inaugural em fevereiro de 1969, dando o start a uma nova era na aviação mundial.
Posteriormente, outras fabricantes também resolveram levar aos céus aeronaves com maior capacidade de carga e de passageiros e, assim, incorporaram aos seus serviços aviões como o McDonnell Douglas DC-10, o Lockheed L-1011 Tristar e o Airbus A300, que utilizava a pouco comum especificação 2-4-2.
Os principais aviões wide-body do mundo
O Boeing 747 já não é mais fabricado
, mas, nem por isso, a era dos aviões wide-body chegou ao fim. Muitos desses aviões seguem em operação pelas principais empresas do planeta.
Confira abaixo alguns dos principais aviões do mundo classificados como wide-body.
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Airbus
: Airbus 300, Airbus 310, Airbus 330, Airbus 340, Airbus 350 e Airbus 380; -
Boeing
: Boeing 747, Boeing 767, Boeing 777 e Boeing 787; -
McDonnell Douglas
: Douglas DC-10 e McDonnell Douglas MD-11; -
Ilyushin
: Ilyushin IL-86 e Ilyushin IL-96; -
Lockheed
: Lockheed L-1011 Tristar.
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