O idioma que uma pessoa fala tem uma importância além da nossa compreensão, já que pode interferir na percepção do tempo
ou influenciar diretamente as conexões do cérebro
. Mas você sabia que existe o menor idioma do mundo, com menos de 150 palavras? É o Toki Pona, criado pela linguista canadense Sonja Lang.
A língua foi inventada em 2001. “Foi minha tentativa de compreender o significado da vida em 120 palavras”, diz Lang no site oficial dedicado ao idioma. Atualmente, estima-se que existam milhares de falantes do idioma que com o tempo passou a contar, ao todo, com 137 palavras essenciais.
Em 2022, a ISO 639-3 (uma norma internacional que define códigos para a representação de nomes de línguas, mantida pela SIL International, organização sem fins lucrativos dedicada ao estudo, documentação e preservação de línguas) adotou o código “tok” para Toki Pona, que foi categorizado como uma língua mundial.
–
Siga no Instagram
: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–
O objetivo do idioma é reduzir o pensamento simbólico aos seus elementos mais básicos, fundir conceitos relacionados e, com isso, fazer com que palavras únicas desempenhem múltiplas funções de fala. Para atingir a fluência em Toki Pona, são necessárias apenas cerca de 30 horas.
Além de ser simples de aprender, a abordagem minimalista do idioma também foi projetada para mudar a forma como os falantes pensam: a escassez de termos desperta a necessidade de uma atenção cuidadosa aos detalhes.
Como falar Toki Pona
Em 2021, foi lançado o dicionário oficial do Toki Pona, escrito pela própria Sonja Lang. A linguista também lançou um compilado de exercícios para aprender o idioma e colocá-lo em prática, chamado Toki Pona: The Language of Good
. Você pode ter até mesmo acesso a músicas desenvolvidas no idioma, para se ter uma noção:
Toki Pona possui um acervo limitado de apenas cinco cores:
-
loje
— vermelho -
laso
— azul -
jelo
— amarelo -
pimeja
— preto -
walo
— branco
Então como fazer para dizer outras cores? Basta combinar. Por exemplo: se alguém quiser dizer rosa, deve juntar vermelho e branco ( loje walo
) ou se quiser falar verde, basta juntar azul e amarelo ( laso jelo
).
Os números também são mínimos. Inicialmente, só havia palavras para um ( wan
), dois ( tu
) e vários ( mute
), mas com o tempo os falantes de Toki Pona expandiram o uso da palavra luka
(mão) para representar o número cinco, e mudo
para significar dez. Assim, a ideia é que os termos sejam repetidos aditivamente até que o número desejado seja alcançado (por exemplo: mudo mudo mudo
para representar o número 30).
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: