Quando o Apple Watch Series 9
e Apple Watch Ultra 2
foram anunciados, os relógios inteligentes entregaram novidades pontuais, entre elas o Double Tap. A funcionalidade permite o comando de algumas ações específicas dos smartwatches, como atender ligações, tirar fotos e exibir notificações. Mas, será que a ferramenta funciona? Confira a minha opinião, baseada no uso prático.
+
Funções presentes no Double Tap
O fato de o Double Tap
utilizar os sensores acelerômetro, giroscópio e de batimentos cardíacos faz com que a precisão do gesto seja grande. Durante o uso, foi notório que o Toque Duplo funcionou como o esperado em 9 de 10 tentativas, e isso é ótimo. Ou seja, 90% de acerto.
Em relação ao número de funções, ainda considero o recurso limitado. Os aplicativos nativos da Apple
foram os primeiros beneficiados com a compatibilidade, apesar de não serem os únicos atualmente.
–
Siga no Instagram
: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–
Durante o lançamento do Series 9, a fabricante demonstrou que as funcionalidades presentes no Double Tab
são pontuais. Por outro lado, elas ajudam a reduzir o número de toques na tela do acessório. Dessa forma, existem 9 usos definidos:
- Atender ou encerrar ligações;
- Verificar notificações;
- Desativar o despertador;
- Iniciar um timer;
- Controlar a reprodução de músicas e vídeos;
- Tirar fotos com o Controle da Câmera;
- Abrir o Smart Stack;
- Exibir a lista de widgets;
- Acessar o modo Elevação da bússola.
Usar Double Tap ou acessibilidade?
Quem escolhe utilizar o Double Tap
, desativa automaticamente as opções de acessibilidade do smartwatch. Durante o processo de configuração, o sistema já aponta que apenas uma das alternativas pode ser utilizada no relógio inteligente, e isso limita a usabilidade.
O Apple Watch
tem diversos recursos de acessibilidade focados em tornar a experiência de uso inclusiva. Antes de o Toque Duplo ser disponibilizado no Series 9, e até mesmo em outras gerações do relógio, era muito comum o uso das ferramentas de acessibilidade disponibilizadas no app.
Por isso, o AssistiveTouch
é uma alternativa muito popular entre os usuários do smartwatch. As opções de acesso aos aplicativos e notificações do relógio variam entre o abrir e fechar da mão ou um e dois toques dos dedos em formato de pinça.
Com o “Toque Assistivo”, é possível abrir as configurações do Apple Watch Series 9, acessar aos apps, otimizar funções de localização do relógio, etc. Por outro lado, é preciso ter atenção e paciência para aprender a usar os gestos corretamente, já que as gesticulações são variadas.
Vale a pena usar o Double Tap?
Na minha opinião, o uso do Double Tap
dependerá do tipo de usuário que você é. Para mim, o recurso ainda limitado, e, particularmente, prefiro as opções embutidas no menu de acessibilidade, por serem mais detalhadas e permitirem diferentes tipos de toques.
Então, o Double Tap
só vale a pena para quem gosta de experimentar os recursos novos, que justificam a compra do relógio mais recente da Apple. No entanto, se a Maçã realizar atualizações para disponibilizar mais opções de uso do Double Tap
, acredito que a ferramenta será mais útil no dia a dia.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: