domingo, 21 de abril de 2024
Campo Grande
26°C

Rádio SOUCG

Nubank lança função para evitar golpes via ligação telefônica

Ricardo Syozi

Nubank lança função para evitar golpes via ligação telefônica

O Nubank
anunciou hoje (4) a Chamada Verificada, recurso da fintech que promete evitar fraudes ao identificar ligações legítimas do banco digital. A ferramenta começará a ser liberada aos poucos para os clientes no Brasil, que sofrem tentativas de golpes constantemente.

Função quer impedir fraudes

A Chamada Verificada chega nas próximas semanas e tem como objetivo impedir tentativas de golpes de criminosos que usam o mesmo número de telefone do Nubank (4020-0185) e uma voz eletrônica similar à utilizada pela companhia.

Na hora de uma ligação, o cliente pode abrir o app para visualizar uma notificação na tela inicial e confirmar que a chamada é realmente do banco digital. Algo similar ao recurso “Alô Protegido”, com uma leve diferença: enquanto o primeiro avisa que a ligação é falsa, o segundo serve para dar a certeza de que é o Nubank que está ligando.


Feedly: assine nosso feed RSS
e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.

Por outro lado, o serviço só é ativado em telefonemas iniciados pela fintech ou por parceiros credenciados, ou seja, ela não funciona se o contato for feito pelo próprio correntista.

A VP de Engenharia e gerente geral de combate a fraudes do Nubank, Fabiola Marchiori, apontou que a companhia mantém os esforços em proteger sua comunidade.

“No Nubank, a segurança de nossos clientes é prioridade máxima, e estamos sempre buscando maneiras inovadoras de aprimorar nossas medidas de proteção”, destaca. “Essa nova função dá aos usuários um recurso em tempo real para estarem mais protegidos contra um golpe que, infelizmente, se tornou muito comum no Brasil. A novidade reforça nosso compromisso de usar tecnologia
para combater e prevenir novas ameaças, de uma maneira rápida e fácil de usar”, conclui a executiva.

Tentativa de golpes no Nubank

Vale lembrar que tentativas de fraudes com o nome da fintech não são novidade. Em 2023, a empresa foi obrigada a emitir um alerta para seus clientes sobre o golpe da conta bloqueada
, que usava mensagens de texto sobre supostos problemas para fazer com que as pessoas entrassem em contato por telefonema. Os criminosos tinham como objetivo conseguir transferências de valores por Pix.

Além disso, um golpe que promete R$ 70
surgiu em março deste ano por WhatsApp
, mas na verdade leva o usuário a uma página suspeita que expõem a pessoa a malware, roubo de dados e fraudes de publicidade.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas