Computadores compactos, como a famosa série NUC
, ficaram muito populares nos últimos anos por aliar um certo desempenho com muita portabilidade. É exatamente nesse caminho que o MeLe PCG02 se encaixa: um mini-PC que nem ventoinhas têm e foca totalmente em ser uma máquina tão fácil de transportar quanto seu próprio smartphone, equipado com um Intel
N100.
Com um design que pode até lembrar um powerbank
, o PCG02 possui menos de 15 centímetros de comprimento por 6 centímetros de largura e 20 mm de altura. Em outras palavras, esse computador de 184 gramas é realmente muito leve e sequer possui uma ventoinha integrada, deixando a dissipação de calor acontecer passivamente.
Um dos motivos para essa falta de aquecimento têm relação com o processador usado no portátil da MeLe. O mini-PC utiliza um Intel N100
, CPU
de entrada da 12ª geração que acompanha quatro núcleos e frequência máxima de 3,4 GHz. Para memória RAM
, o usuário pode escolher versões de 8 ou 16 GB LPDDR4X a 4.266 MHz, e entre 128 e 256 GB de um armazenamento do tipo MMC. As configurações são simples e destinadas ao uso cotidiano.
–
Podcast Porta 101
: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–
Mini-PC não tem expansão de RAM
Justamente por ser tão pequeno, o MeLe PCG02 não tem suporte para quaisquer tipos de expansão. Dessa forma, é impossível aumentar os níveis de SSD
ou RAM convencionalmente, mas os compradores ainda podem aumentar o espaço interno por meio de SSDs externos
.
A respeito das conexões, o aparelho conta com duas portas USB Tipo-A 3.2, um USB Tipo-C e duas conexões HDMI. Sobre redes sem fio, esse modelo é compatível com o Bluetooth 5.1 e Wi-Fi 5. Como o sistema não consome muita energia, o MeLe pode ser alimentado por carregadores de 12 a 24 V sem problemas, incluindo powerbanks.
O MeLe PCG02 estará disponível para compra em breve com preço sugerido a partir de US$ 269 (Cerca de R$ 1.300 em conversão direta, sem impostos).
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: