domingo, 22 de dezembro de 2024

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Novas memórias GDDR7 da Samsung para GPU terão velocidades de 37 Gbps

Daniel Trefilio

Novas memórias GDDR7 da Samsung para GPU terão velocidades de 37 Gbps

A Samsung
está prestes a anunciar suas novas memórias GDDR7 para GPUs durante a ISSCC 2024 (Conferência Internacional de Circuitos de Estado-Sólido). Segundo a programação do evento, a empresa tem uma palestra agendada dia 20 de fevereiro onde irá apresentar suas novas memórias GDDR7 para GPU com módulos de 16 GB e velocidades de 37 Gbps, 50% mais que as atuais GDDR6X que equipam as GeForce RTX
.

Considerando que a largura de banda de memórias
é uma relação direta entre velocidades de transferência e barramento
, módulos GDDR7 de 37 Gbps (4,625 GB/s) podem entregar larguras de até 2,3 TB/s em configurações de 512-bit. É importante ainda frisar que o padrão GDDR é adotado, principalmente, no segmento consumidor de GPUs gamers e profissionais, com produtos para servidores e IA favorecendo as memórias HBM.

De olho no mercado da Micron

Até o momento, as memórias GDDR que equipam a maioria das placas de vídeo GeForce RTX 3000 e RTX 4000 da NVIDIA
são fornecidas pela Micron. No entanto, mesmo as GDDR6X mais rápidas da empresa entregam apenas 23,5 Gbps efetivamente, pouco abaixo do limite teórico.


Siga o Canaltech no Twitter
e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.

Por mais que a diferença teórica entre os módulos das duas empresas seja pequena na geração atual, a vantagem da Samsung deve subir em breve. A Micron confirmou apenas memórias GDDR7 de até 32 Gbps para 2025
, com seus módulos mais rápidos chegando só no ano seguinte.

Dessa forma, caso a Samsung entregue memórias tão mais rápidas já na primeira implementação do novo padrão, não seria surpreendente se a NVIDIA fechasse alguns contratos de fornecimento com a sul-coreana, ao menos para produtos topo de linha.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:



Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas