quinta-feira, 23 de maio de 2024
Campo Grande
22°C

Rádio SOUCG

Novas erupções solares fortes causam blecautes de rádio

Daniele Cavalcante

Novas erupções solares fortes causam blecautes de rádio

Na quarta-feira (15), o Sol apresentou mais erupções fortes e causou blecautes de rádio no Oceano Atlântico. A mancha solar
que produziu ambas as explosões ainda está surgindo pela borda oeste do disco solar e se posicionará em direção à Terra na próxima semana.

De acordo com o boletim do Solar Influences Data Analysis Center, do Royal Observatory of Belgium, o Sol teve duas principais erupções. A primeira e mais intensa foi um evento de classe X3.4, com pico às 05:37 (horário de Brasília). A segunda foi uma explosão X2.9, com pico às 14:38.

Na classificação de explosões solares, a letra X indica a “família” de eventos mais poderosos que o Sol pode produzir. Essa classe é subdividida em níveis de energia em raios X que normalmente vão de 1 a 10, mas o Sol já emitiu muitos eventos bem acima de X10.


Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram
e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A mancha solar responsável pelos eventos é a AR3685, uma região magneticamente ativa ainda não muito bem compreendida, já que ela está apenas parcialmente visível para as espaçonaves que monitoram o Sol. À medida que ela se mover em direção ao centro do disco solar, os astrônomos terão mais informações sobre ela para coletar.

Por enquanto, há suspeitas de que a AR3685 seja, na verdade, a antiga AR3654, que emitiu várias erupções classe M (média), incluindo um evento M9.5, quando o Sol estava em sua rotação anterior. Ou seja, a AR3654 pode ter sobrevivido tempo o suficiente para mais uma rotação da nossa estrela.

Outra região ativa que apresenta chances de apresentar eventos de classe X é a AR3679, que apresenta um grupo de manchas com uma configuração beta-gama-delta. Esse tipo de região é magneticamente complexa e possui energia o suficiente para desencadear grandes erupções.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas