sábado, 14 de fevereiro de 2026

Novas erupções solares fortes causam blecautes de rádio

Novas erupções solares fortes causam blecautes de rádio
Daniele Cavalcante

Novas erupções solares fortes causam blecautes de rádio

Na quarta-feira (15), o Sol apresentou mais erupções fortes e causou blecautes de rádio no Oceano Atlântico. A mancha solar
que produziu ambas as explosões ainda está surgindo pela borda oeste do disco solar e se posicionará em direção à Terra na próxima semana.

De acordo com o boletim do Solar Influences Data Analysis Center, do Royal Observatory of Belgium, o Sol teve duas principais erupções. A primeira e mais intensa foi um evento de classe X3.4, com pico às 05:37 (horário de Brasília). A segunda foi uma explosão X2.9, com pico às 14:38.

Na classificação de explosões solares, a letra X indica a “família” de eventos mais poderosos que o Sol pode produzir. Essa classe é subdividida em níveis de energia em raios X que normalmente vão de 1 a 10, mas o Sol já emitiu muitos eventos bem acima de X10.


Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram
e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A mancha solar responsável pelos eventos é a AR3685, uma região magneticamente ativa ainda não muito bem compreendida, já que ela está apenas parcialmente visível para as espaçonaves que monitoram o Sol. À medida que ela se mover em direção ao centro do disco solar, os astrônomos terão mais informações sobre ela para coletar.

Por enquanto, há suspeitas de que a AR3685 seja, na verdade, a antiga AR3654, que emitiu várias erupções classe M (média), incluindo um evento M9.5, quando o Sol estava em sua rotação anterior. Ou seja, a AR3654 pode ter sobrevivido tempo o suficiente para mais uma rotação da nossa estrela.

Outra região ativa que apresenta chances de apresentar eventos de classe X é a AR3679, que apresenta um grupo de manchas com uma configuração beta-gama-delta. Esse tipo de região é magneticamente complexa e possui energia o suficiente para desencadear grandes erupções.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:

Fonte