sexta-feira, 17 de outubro de 2025

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Nova rede social do criador do Koo agora rivaliza com o Instagram

Vitor Hugo Girotto/Portal iG

PicSee, nova rede social do mesmo criador do Koo, Mayank Bidawatka

O cofundador da extinta rede social indiana Koo, Mayank Bidawatka, lançou nesta quinta-feira (16) o PicSee, um novo aplicativo de compartilhamento de fotos disponível para iOS e Android. A nova rede disputará espaço no mercado com o Instagram, dessa vez.

A proposta do PicSee é usar reconhecimento facial para identificar imagens de amigos salvas na galeria do celular e enviá-las automaticamente às pessoas que também utilizam o aplicativo.

A antiga rede social de Bidawatka, Koo, chegou a rivalizar com o X (antigo Twitter) entre 2022 e 2023, especialmente após as mudanças promovidas por Elon Musk. A plataforma indiana acabou encerrando as atividades no ano seguinte após o fracasso em negociações de fusão e dificuldades de receita.

Segundo Bidawatka, a ideia surgiu após o encerramento do Koo em 2024. “ Tenho pensado no problema do compartilhamento pessoal de fotos há anos. Depois que anunciamos o fechamento do Koo, tive tempo para repensar e trabalhar nisso novamente ”, disse o desenvolvedor ao portal TechCrunch.

Interface do novo aplicativo PicSee disponível para iOS e Android
PicSee/Reprodução

Interface do novo aplicativo PicSee disponível para iOS e Android

Como funciona

Depois que o usuário adiciona amigos na plataforma, o aplicativo faz uma varredura local nas imagens armazenadas no dispositivo e identifica rostos conhecidos.

O PicSee envia as fotos automaticamente para os contatos reconhecidos, com um intervalo de 24 horas para que o usuário possa revisar e escolher quais arquivos deseja compartilhar.

As imagens são processadas e armazenadas apenas no celular, sem uso de nuvem, e a empresa afirma que a transmissão ocorre por meio de conexões criptografadas. O aplicativo também conta com filtro para conteúdos sensíveis (NSFW) e bloqueio de capturas de tela.

O PicSee permite que amigos comentem nas fotos em que aparecem e promete, em futuras atualizações, funções como criação de álbuns, remoção de duplicadas e integração com Google Photos e iCloud. A empresa também estuda aplicar o reconhecimento facial em vídeos.

Apesar da inovação, o desafio da plataforma é conquistar espaço diante de hábitos já consolidados de envio de imagens por WhatsApp, Instagram e Snapchat. O aplicativo busca atrair especialmente grupos de amigos próximos, familiares e casais, perfis que podem se beneficiar do compartilhamento automático.

O PicSee é desenvolvido pela Billion Hearts, que arrecadou US$ 4 milhões (cerca de R$ 21,7 milhões) em 2024, em rodada liderada pela Blume Ventures, com participação das General Catalyst e Athera Ventures.

O que foi o Koo

O Koo foi uma rede social indiana lançada em 2020 e encerrada em 2024, que ganhou destaque durante instabilidades no Twitter sob a gestão de Elon Musk.

A plataforma funcionava como um microblog semelhante ao Twitter, permitindo publicações de até 500 caracteres, e estava disponível para iOS e Android, embora nunca tenha lançado versão em português. Para se cadastrar, bastava usar conta Google, e-mail ou número de celular e criar um nome de usuário.

Na época de seu auge, o Koo chegou a superar o Twitter em avaliações de usuários brasileiros, segundo a RankMyApp, com destaque em categorias como acesso (30% maior) e atendimento ao consumidor (21% maior). Mesmo com problemas de performance devido ao aumento de downloads, a rede social foi o aplicativo mais baixado do Brasil naquele período.

Koo, rede social indiana promessa para substituir o Twitter
Divulgação/Koo

Koo, rede social indiana promessa para substituir o Twitter

O Koo chamou atenção de celebridades e usuários que buscavam alternativas ao Twitter, promovendo compartilhamento de conteúdo por WhatsApp e Facebook de forma mais prática.

A cofundadora da plataforma defendia a liberdade de expressão em diferentes idiomas, afirmando que ” A liberdade de expressão para a população não inglesa (80% do mundo) continua sendo um desafio e Koo continuará a tornar a expressão aberta mais inclusiva em todos os idiomas e culturas! Todos precisam ter voz!

Antes de seu encerramento, a rede social já contava com cerca de 50 milhões de usuários e tinha uma equipe de 200 funcionários. A plataforma enfrentava desafios de moderação, sobretudo diante de movimentações de figuras políticas e celebridades dentro da Índia.

Apesar de sua promessa e popularidade temporária, o Koo não conseguiu se sustentar financeiramente e encerrou suas atividades, abrindo caminho para projetos futuros de seus fundadores, como o PicSee, de Bidawatka.

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