Foguete da Blue Origin em lançamento
Blue Origin,
empresa de aeronaves espaciais de Jeff Bezos
, fará um voo tripulado nesta quinta, 29. A missão NS-26 levará civis em turismo espacial e partirá de uma base do Texas, Estados Unidos, às 10h.
O voo deve durar 10 minutos e contará com seis tripulantes. Um deles é Karsen Kitchen, de 21 anos, mulher mais nova a cruzar a linha de Kármán, a 100 km do solo – e divisa para começo do espaço
.
Em 2021, porém, Oliver Daemen se tornou a pessoa mais jovem a ir ao espaço. Na época com 18 anos, viajou ao lado do próprio Bezos.
Blue Origin e turismo espacial
O voo anterior do Blue Origin foi em maio (NS-25). A nave New Shepard foi e voltou com sucesso, e espera-se que o mesmo ocorra hoje (NS-26):
“Este será o oitavo voo humano do programa New Shepard e o 26º em sua história. Até o momento, o programa levou 37 humanos acima da linha de Kármán”, diz comunicado da Blue Origin.
Como é a viagem espacial?
As viagens da Blue Origin levam civis ao espaço (por um preço, claro). A nave decola em Terra, faz um voo suborbital acida da Linha de Kárman, e volta após dez minutos.
As pessoas a bordo conseguem experienciar estar no espaço e com gravidade zero.
Corrida espacial 2.0
Bezos não é o único multibilionário indo ao espaço. Elon Musk, magnata da tecnologia, é dono da empresa SpaceX e busca quebrar novas barreiras.
A missão Polaris Dawn deve, em breve, levar uma equipe de quatro astronautas para fora do planeta. O objetivo é bater o recorde de ponto mais distante que pessoas já foram ao espaço; o recorde atual é do programa Apollo de 1972.
Musk precisou adiar duas vezes a viagem: a primeira devido a um vazamento de hélio do foguete (dia 27) e, ontem (28), por conta de “previsões meteorológicas desfavoráveis nas áreas de aterrissagem ao largo da costa da Flórida.”
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso canal no WhatsApp
e da nossa comunidade no Facebook
.