sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

NASA fará anúncio sobre missão que trará amostras de Marte

NASA fará anúncio sobre missão que trará amostras de Marte
Danielle Cassita

NASA fará anúncio sobre missão que trará amostras de Marte

Vamos descobrir em breve o que esperar da missão Mars Sample Return. Nesta segunda-feira (15), a NASA
vai revelar quais são as recomendações para os próximos passos da campanha iniciada em 2021, quando o rover Perseverance pousou em Marte
para coletar amostras e buscar sinais de vida. A ideia é que o material seja trazido à Terra, mas os obstáculos para isso vêm aumentando.

Não há muitos detalhes sobre o que vai ser abordado na conferência. Em um comunicado, a agência espacial explica que o evento vai ser voltado para a discussão da resposta sobre um relatório da missão, incluindo os próximos passos para o programa. A conferência vai contar com Bill Nelson e Nicky Fox, administrador da NASA e administrador associado na Diretoria de Missões Científicas, respectivamente.

Basicamente, a Mars Sample Return propõe um trabalho de equipe entre a NASA e a Agência Espacial Europeia
(ESA). Por meio da iniciativa, as amostras coletadas pelo rover Perseverance seriam inseridas em um dispositivo, que depois, iria para o veículo Mars Ascent Vehicle (MAV). O MAV vai decolar na superfície marciana e levará o contêiner para a órbita do planeta.


Siga no Instagram
: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.

Ali, estaria o orbitador Earth Return, da ESA, para capturar o recipiente de amostras. O componente seria migrado para uma cápsula de entrada na Terra, e depois, seguiria viagem ao nosso planeta, para ser liberado em uma localização estratégica. Só que, no ano passado, um comitê independente apontou que a campanha Mars Sample Return poderia ter problemas.

Segundo os membros, “o programa tinha orçamento e expectativas de cronograma pouco realistas”, e “não foi organizado para ser liderado de forma efetiva”. Depois, comitês da Câmara e Senado dos Estados Unidos sugeriram um corte de US$ 454.080.000 no orçamento da missão.

Desde então, a NASA vem trabalhando em uma resposta oficial ao relatório, que deve ser revelada nesta segunda (15). Para conferir as novidades da missão, é só acessar o site da NASATV
às 14h, no horário de Brasília.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:

Fonte