NASA define data para 1º voo tripulado de nave espacial da Boeing
O cronograma para o primeiro lançamento tripulado da cápsula Starliner, da Boeing
, mudou outra vez. Nesta semana a missão Crew Flight Test (CFT) foi suspensa indefinidamente
, mas a NASA
anunciou na noite de quarta (22) que o lançamento da CFT pode acontecer em 1º de junho, às 13h25 no horário de Brasília.
Existem outras oportunidades para o lançamento acontecer nos dias 2, 5 e 6 de junho. Apesar de a nova data ter sido definida, a agência espacial observou que o novo cronograma é preliminar e pode ser alterado se for necessário.
“O trabalho continua para avaliar o desempenho e a redundância da Starliner
após a descoberta de um pequeno vazamento de hélio no módulo de serviço da espaçonave”, escreveram os oficiais da NASA na última atualização.
–
Podcast Porta 101
: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–
Segundo eles, o vazamento está estável, e as equipes estão finalizando uma avaliação do sistema de propulsão para compreender como seriam os possíveis impactos do vazamento de hélio em alguns dos cenários de retorno da Starliner.
Mission managers from NASA, @BoeingSpace
, and @ULALaunch
continue to evaluate a path forward toward launching #Starliner
‘s Crew Flight Test.The teams are now working toward a launch opportunity at 12:25pm ET on Saturday, June 1, with additional opportunities on Sunday, June 2,… pic.twitter.com/nyV7UgAi3Y
— NASA (@NASA) May 23, 2024
De qualquer forma, mais novidades devem surgir em breve. Representantes da NASA, da Boeing e da United Launch Alliance (a responsável pelo foguete que vai ser usado no lançamento) vão realizer uma conferência na sexta (24) para discutir a situação da missão.
Quando for lançada, a CFT vai levar os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams à Estação Espacial Internacional
para uma estadia de uma semana, aproximadamente. Com o voo, a Starliner vai ser certificada para o transporte de astronautas ao laboratório orbital.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: