A NASA
restabeleceu o contato com o helicóptero Ingenuity
no sábado (20). A comunicação com a pequena aeronave foi interrompida na quinta-feira (18), quando chegava ao fim do seu 72º voo em Marte.
O voo daquele dia seria breve e na vertical, com o objetivo de testar os sistemas do helicóptero após descer ao solo antes do esperado em seu voo anterior. Tudo correu bem inicialmente com o Ingenuity decolando e alcançando cerca de 12 m de altitude.
Ready for another flight!
The #MarsHelicopter
will perform a quick “pop-up” flight as early as Jan. 18. Ingenuity will travel to an altitude of 12 meters for 32 seconds during this short up-and-down flight. See all the preview stats here: https://t.co/w8qyabJcZE
pic.twitter.com/6Loe2rIaMh–
Siga no Instagram
: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–— NASA JPL (@NASAJPL) January 17, 2024
Entretanto, durante a descida ao solo marciano, o helicóptero e o rover Perseverance (que faz a transmissão de dados entre a Terra e a aeronave) pararam de se comunicar. “A equipe do Ingenuity está analisando os dados disponíveis e considerando os próximos passos para restabelecer a comunicação com o helicóptero”, escreveram os oficiais do Laboratório de Propulsão (JPL) a Jato no X, o antigo Twitter.
Segundo eles, “o Perseverance está no momento fora do campo de visão do Ingenuity, mas a equipe poderia considerar dirigir para mais perto para uma inspeção visual”, acrescentaram em resposta à pergunta de um usuário.
Good news today: We’ve reestablished contact with the #MarsHelicopter
after instructing @NASAPersevere
to perform long-duration listening sessions for Ingenuity’s signal.The team is reviewing the new data to better understand the unexpected comms dropout during Flight 72. https://t.co/KvCVwhZ5Rk
— NASA JPL (@NASAJPL) January 21, 2024
Felizmente, a boa notícia veio no sábado, quando membros do JPL anunciaram que, após instruir o rover a “realizar sessões de longa duração de escuta do sinal do Ingenuity”, conseguiram restabelecer o contato com ele. Agora, a equipe da aeronave está analisando os dados para entender o que causou a interrupção súbita da comunicação.
Foi em 2021 que o rover Perseverance e o helicóptero Ingenuity
pousaram juntos na cratera Jezero, em Marte, que abrigou um grande lago e o delta de um rio há bilhões de anos. Enquanto o Perseverance explora o Planeta Vermelho em busca de evidências de formas de vida que podem ter existido lá e coleta amostras
, o Ingenuity segue acompanhando-o em sua missão estendida.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: