domingo, 4 de maio de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

NASA colhe alface em experimento que testa cultivo espacial

Nasa

Alface espacial é colhido pela NASA

Pesquisadores da NASA colheram alface-romana da variedade ‘Outredgeous’ no Advanced Plant Habitat, um laboratório terrestre no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. A colheita faz parte do controle de solo do experimento Plant Habitat-07, enviado à Estação Espacial Internacional (ISS) em novembro de 2024 pela missão CRS-31 da SpaceX.

O estudo busca entender como a umidade influencia o crescimento das plantas em microgravidade e investiga nutrientes e microbioma vegetal, com o objetivo de garantir alimentos saudáveis e seguros para missões espaciais longas. Ele dá continuidade a experimentos iniciados em 2014, quando essa mesma alface foi cultivada pela primeira vez na ISS.

Com o Plant Habitat-07, a NASA amplia o uso de seu laboratório avançado para estudar a adaptação das plantas às condições do espaço. As descobertas são vistas como fundamentais para missões futuras à Lua e a Marte e podem também ter aplicações para melhorar a agricultura na Terra.

Outro experimento agrícola espacial destacado ocorreu em março de 2023, quando o astronauta Frank Rubio colheu o primeiro tomate cultivado fora da Terra. O experimento começou quatro meses antes, com a missão CRS-26, mas acabou ganhando um tom curioso: o tomate sumiu misteriosamente após a colheita. Segundo Rubio, ele havia colocado o vegetal em um saquinho para apresentá-lo a estudantes, mas o fruto desapareceu antes do evento.

A China também tem apostado em experimentos agrícolas no espaço. Em 2022, seis sementes de arroz foram enviadas à estação espacial Tiangong. Após 180 dias em órbita, os taikonautas da missão Shenzhou-14 cultivaram 59 sementes adicionais. De volta à Terra, essas sementes geraram cerca de 10 mil grãos, que foram plantados em campos agrícolas para uma colheita maior.

Segundo Zheng Huiqiong, pesquisadora da Academia Chinesa de Ciências, os estudos iniciais apontam que o “arroz espacial” apresenta características interessantes, incluindo um sabor mais doce em comparação com o arroz convencional.

tecnologia.ig.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas