Participando da MWC 2024, a Motorola
anunciou que vai expandir sua parceria com a Corning para passar a utilizar apenas vidro Gorilla Glass
em todos os smartphones que serão lançados neste ano — notícia muito bem-vinda por assegurar que mesmo os celulares mais baratos tenham acesso a proteções mais resistentes a quedas e riscos, algo que não era garantido entre as opções acessíveis. A marca também aproveitou a oportunidade para anunciar o Smart Connect, solução própria para estabelecer um ecossistema conectado.
A Corning é referência no mundo dos smartphones, por fornecer para praticamente todas as fabricantes as placas de vidro que recobrem a tela e a traseira dos celulares. Apesar de variado, seu portfólio é reconhecido pela linha Gorilla Glass, sendo o Victus 2
e o Gorilla Armor
— exclusivo da Samsung
no momento — as soluções mais recentes da companhia amplamente usados nos celulares.
Com isso em mente, é interessante destacar que a Motorola já utiliza as proteções da Corning em aparelhos premium — o novo acordo anunciado nesta segunda-feira (26) deve afetar os modelos básicos e intermediários, que em certas ocasiões optavam pelo Dragontrail, rival japonês cujas promessas de durabilidade são menos encorpadas. A novidade é bem-vinda justamente por permitir que usuários que escolham celulares mais acessíveis possam ter maior proteção, especialmente contra quedas.
–
CT no Flipboard
: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
–
The entire 2024 portfolio of Motorola devices will feature Corning Gorilla Glass, starting in the second half of this year. pic.twitter.com/2S24eadJqK
— Mukul Sharma (@stufflistings) February 26, 2024
O anúncio não menciona quais gerações do Gorilla Glass serão usadas, mas é provável que vejamos ao menos o Gorilla Glass 5
, apresentado em 2016, e o Gorilla Glass Victus
, lançado em 2020. Ambos eram opções avançadas em suas épocas de estreia e, por mais que não ofereçam as melhorias de resistência trazidas pelas soluções modernas da Corning, já devem ser suficientes para aprimorar a experiência de uso.
A Motorola também não declara quais seriam os primeiros smartphones básicos a fazer parte do acordo, nem a própria duração da parceria estendida, mas revela que a mudança deve ocorrer a partir do segundo semestre de 2024.
Motorola revela Smart Connect
Além da extensão da parceria com a Corning, a Motorola revelou o Smart Connect, solução que chega para competir com ecossistemas de concorrentes como Apple
e Samsung. Exatamente como as propostas rivais, a novidade integra os tablets e notebooks da Lenovo
com os smartphones da Motorola, facilitando a comunicação entre os dispositivos e agilizando assim a rotina de trabalho e estudo dos usuários.
A base do lançamento será o aplicativo Smart Connect, que será disponibilizado na Microsoft
Store e na Google
Play Store para dispositivos Motorola e Lenovo já lançados, enquanto as funcionalidades são as esperadas de um ecossistema integrado. Será possível controlar um PC, um smartphone e um tablet com apenas um conjunto de mouse e teclado, e aproveitar a sincronização de notificações e da área de transferência entre eles.
O compartilhamento de arquivos será facilitado pela central Share Hub, sendo ainda possível utilizar os dispositivos móveis como webcam para o notebook ou desktop, e até compartilhar apps entre os aparelhos usando apenas um gesto. A Motorola também cita “o streaming
de vídeos, jogos e de um desktop mobile para uma Smart TV”, recursos que a fabricante já oferecia por meio do Connect
, antigamente conhecido como Ready For.
Se a proposta parece estranha quando consideramos que o Windows já oferece comunicação direta com celulares Android usando o app Phone Link, a ideia é que haja uma integração muito mais forte com recursos únicos pensados para operar entre os produtos da Lenovo. O Motorola Smart Connect chega “nos próximos meses”, com detalhes como requisitos de compatibilidade previstos para serem anunciados no dia do lançamento.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: