Fim de uma era para o jornalismo musical. Na segunda-feira (24), o site MTVNews.com
, braço da divisão de notícias da MTV, que continha arquivos de quase 30 anos da história da música no mundo, saiu do ar sem nenhum comunicado oficial.
Lançado em 1996, o portal era famoso por possuir milhares de notícias, artigos, especiais e colunas sobre o assunto, além de inúmeras entrevistas com artistas de destaque da indústria fonográfica.
Embora a própria divisão MTV News
já não exista mais, encerrada no ano passado em meio aos problemas financeiros da Paramount Global, o site continuava no ar com todo o conteúdo produzido em quase 30 anos.
–
Feedly: assine nosso feed RSS
e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
–
Agora, no entanto, a URL
redireciona para o site principal da MTV, o mtv.com
, e décadas de história da música parecem ter sumido para sempre.
Jornalistas e antigos funcionários lamentam notícia
Nas redes sociais, ex-funcionários da MTV News
e jornalistas da área musical comentaram sobre o ocorrido, lamentando o encerramento do site.
Patrick Hosken, ex-editor do portal, escreveu sobre a notícia no X (antigo Twitter
).
“Então, http://mtvnews.com não existe mais. Oito anos da minha vida se foram sem deixar vestígios. Tudo porque não se enquadrava nos resultados financeiros de alguns executivos. Enfurecedor é uma palavra muito pequena”, comentou o editor.
So, https://t.co/ypQLdbaWk5
no longer exists. Eight years of my life are gone without a trace. All because it didn’t fit some executives’ bottom lines. Infuriating is too small a word— Patrick Hosken (@patrickhosken) June 24, 2024
Além dele, Jillian Sederholm, diretora da Entertainment Weekly, também se pronunciou sobre o assunto.
“Apagar uma marca noticiosa e todo o seu arquivo é apagar registos históricos. No caso da MTV News, são décadas de história da música e da cultura jovem. Uma enorme perda para a sociedade, para a investigação futura e uma crueldade devastadora para os jornalistas que, de repente, ficam sem registo de todo o seu trabalho árduo”, declarou a jornalista.
Wiping a news brand and its full archive from existence is deleting historical records, with MTV News that’s decades of music & youth culture history. A huge loss to society, future research and devastatingly cruel to journalists who suddenly have no record of all their hard work
— Jillian Sederholm (@JillianSed) June 25, 2024
Além da MTV News
, na semana anterior, a Paramount retirou todo o arquivo jornalístico de música country que havia no site CMT, uma referência para o gênero que possuía décadas de história.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: