Motorola passa a Apple e retoma top 2 no mercado de celulares do Brasil
A Motorola
retomou o segundo lugar de marca de celular mais usada no Brasil segundo dados da consultoria de mercado Statcounter. A companhia briga mês a mês com a Apple
pelo top 2, enquanto a Samsung
continua isolada no topo do ranking.
Segundo dados da Statcounter com fechamento em junho deste ano, a Motorola obteve 18,85% de market share (participação de mercado), um aumento superior a 0,6 ponto percentual em relação ao período homólogo — ou seja, junho do ano passado.
Embora a Motorola não esteja lançando tantos modelos em 2024, a marca — que pertence à Lenovo
desde 2014 — revelou ter vendido mais de 200 milhões de Moto G
ao redor do mundo. Além disso, seus dispositivos premium (linhas Edge e Razr) “passaram a ser mais consideradas” pelos consumidores. Talvez isso explique o fôlego da marca no Brasil.
–
Podcast Porta 101
: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–
Por outro lado, a Maçã perdeu fatia de mercado durante os últimos 12 meses: começou com 18,01% e terminou com 17,32%. Sendo assim, quem chega próximo à Apple é a chinesa Xiaomi
, que escalou seus 15,65% de participação.
Samsung permanece no topo
Enquanto dezenas fabricantes brigam lá embaixo, a Samsung olha tudo por cima: a sul-coreana fechou junho deste ano com 35,66% de market share somente no Brasil, o que é impressionante. No entanto, vale destacar que houve um decréscimo de um ponto percentual em relação a junho de 2023, quando ela estava com 36,66%.
Confira abaixo o top 10:
- Samsung: 35,66%;
- Motorola: 18,85%;
- Apple: 17,32%;
- Xiaomi: 15,65%;
- Unknown: 8,64% (erro provavelmente de indexação);
-
LG
: 1,67%; -
ASUS
– 0,41% -
Realme
– 0,41%; -
Infinix
– 0,28%; -
Nokia
– 0,21%.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: