As montadoras de carros seguem apostando alto no Brasil, por uma série de razões
. Ao final do primeiro trimestre de 2024, sete fabricantes anunciaram um aporte quase cinco vezes maior do que todo o montante investido no país em 2023
.
Volkswagen
, Toyota
, Stellantis (dona de marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën), Chevrolet, Hyundai, Mitsubishi e BYD farão, juntas, um investimento de R$ 72 bilhões nos próximos anos.
Apenas para efeito de comparação, em 2023, o somatório dos investimentos das montadoras foi de R$ 15,26 bilhões, divididos da seguinte forma: BYD (R$ 3 bilhões), Caoa Chery (R$ 3 bi), Nissan (R$ 2,8 bi), Toyota (R$ 1,86 bi), Stellantis (R$ 2,5 bi) e Renault (R$ 2,1 bilhões).
–
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram
e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
–
A fabricante que anunciou o aporte mais vultoso foi a Stellantis, até por ser um grupo proprietário de várias marcas fortes no mercado brasileiro. O investimento total será de R$ 30 bilhões entre 2025 e 2030, com a promessa de pelo menos 40 novos lançamentos no período.
Quanto cada montadora vai investir?
Além do aporte gigantesco da Stellantis, outros investimentos prometidos pelas montadoras de carros no Brasil chamam a atenção e merecem destaque. Confira a seguir quanto cada marca já anunciou para o mercado nacional nos próximos anos.
Mitsubishi: R$ 4 bilhões
A HPE Automotores, que representa a Mitsubishi no Brasil, confirmou que injetará R$ 4 bilhões no mercado nacional até 2032.
A empresa fará adaptações na fábrica de Catalão (GO) e pode lançar a nova geração da picape L200, uma das mais vendidas do país.
Hyundai e BYD: R$ 5,5 bilhões cada uma
A sul-coreana Hyundai e a chinesa BYD anunciaram aportes semelhantes para o mercado brasileiro. Ambas prometeram investir R$ 5,5 bilhões na indústria de carros do país, mas com cronogramas diferentes.
A Hyundai pretende atualizar a linha atual de produtos e investir em novas tecnologias até 2032, além de lançar modelos inéditos de carros. A BYD, por sua vez, terá o início da nacionalização de seus campeões de venda, e anunciará novidades no segmento de elétricos e híbridos
.
General Motors: R$ 7 bilhões
A GM foi a primeira entre as montadoras a anunciar seu novo ciclo de investimentos no país e, até por isso, também a pioneira em apresentar uma das novidades preparadas para o Brasil: a nova geração da Spin.
A montadora também terá a nova geração da S10 e mais opções de carros eletrificados à disposição, como os SUVs Blazer e Equinox, que a reportagem do Canaltech
viu de perto
em viagem aos Estados Unidos.
Toyota: R$ 11 bilhões
A Toyota dividiu seu ciclo de investimentos em dois períodos. A marca japonesa confirmou que colocará R$ 5 bilhões no mercado nacional até 2026 e outros R$ 6 bi até 2030.
Parte dos investimentos será alocada para modernização da fábrica em Sorocaba, no interior de São Paulo, e outra fatia destinada para novas tecnologias, como um propulsor híbrido flex, e carros inéditos, como o Yaris Cross
.
Volkswagen: R$ 9 bilhões
Outra marca que vai abrir os cofres para investir na indústria automobilística do Brasil é a Volkswagen. A montadora dobrou as apostas no país
e, após anunciar R$ 7 bilhões no Brasil até 2026, acrescentou mais R$ 9 bi, que serão aportados até 2028.
A montadora alemã pretende anunciar 16 novos carros no Brasil até 2028, incluindo modelos inéditos com híbridos, híbridos flex e até 100% elétricos, os chamados BEVs.
Pelo cenário que vem se montando, o consumidor brasileiro que gosta de carros, independentemente da marca favorita, terá muitas novidades para apreciar nos próximos anos.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: