A Microsoft
parece ter planos para expandir o suporte do Copilot para o Windows 10. O assistente de IA generativa
, lançado originalmente para Windows 11, poderia ganhar uma edição para a versão anterior do sistema operacional, de acordo com informações obtidas pelo Windows Central.
Segundo a reportagem, a desenvolvedora repetiria a fórmula para colocar o Copilot a partir de um ícone na barra de tarefas. O principal motivo da expansão seria a quantidade de PCs que ainda rodam o Windows 10
: dados do StatCounter revelam que cerca de 70% dos computadores usam a versão antiga do sistema, lançada em 2015, o que corresponderia a mais de 1,1 bilhão de pessoas em todo o mundo.
A versão 11, por sua vez, é usada “apenas” por 400 milhões de pessoas — um número expressivo, mas que ainda não chega à metade do público do antecessor.
–
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram
e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
–
Alguns requisitos de hardware, como a exigência do componente TPM 2.0, ainda afastam as pessoas com computadores mais antigos de uma nova atualização para o Windows 11
. Ainda não é possível saber como a IA afetaria o desempenho do sistema, porque existem alguns requisitos de instalação, mas a expectativa é de que a ferramenta execute as mesmas funções encontradas no W11.
Além disso, como a Microsoft já usa o Copilot para exibir anúncios, a ampliação para o Windows 10 poderia signficar também um retorno financeiro para a empresa.
Vale lembrar que o Windows 10 tem dias contados, mas a comunidade se movimenta para prolongar a vida útil da plataforma: o suporte oficial da Microsoft dura até 2025, mas uma petição online pede para que a empresa estenda o prazo
.
O que é o Copilot?
O Microsoft Copilot
é um assistente de IA generativa integrado ao Windows e a outros programas da empresa, como a suíte de produtividade do Microsoft 365 (o antigo Office). Ele é capaz de responder a comandos de texto de forma natural, traduzir conteúdos, resumir arquivos, gerar imagens e até executar ações nas configurações do sistema.
A ferramenta foi oficialmente lançada para Windows 11 em setembro deste ano
e pode ser acessada via barra de tarefas, menu Iniciar e comando Windows + C.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: